Internacional Titulo
Funcionários de Seul são processados por corrupção
Por Da AFP
25/06/2003 | 08:18
Compartilhar notícia


Dois assessores próximos do ex-presidente sul-coreano Kim Dae-Jung foram processados nesta quarta-feira depois que uma investigação determinou que eles entregaram secretamente milhões de dólares à Coréia do Norte, aparentemente para garantir a realização da histórica Cúpula entre Seul e Pyongyang há três anos.

Park Jie-Won, ex-secretário do presidente, e Lim Dong-Won, ex-chefe dos serviços de inteligência e conselheiro da presidência, foram acusados pelo promotor independente Song Doo-Hwan, assim como outras seis pessoas.

Song realizou 70 dias de investigação sobre um escândalo que sacudiu a presidência de Kim Dae-Jung. Os dois funcionários foram acusados de terem participado do pagamento de US$ 100 milhões ao regime de Pyongyang através de canais ilícitos.

A soma fazia parte de um total de US$ 450 milhões transferidos pelo grupo sul-coreano Hyundai e pelo presidente da Hyundai Asan, empresa com atividades na Coréia do Norte.

A Hyundai afirmou que o dinheiro deveria lhe garantir o monopólio do turismo na Coréia do Note e servir a outros projetos.

A cúpula de junho de 2000 representou o apogeu da presidência de Kim Dae-Jung e lhe valeu o prêmio Nobel da paz em 2000.

A primeira cúpula entre dirigentes do Norte e do Sul levou a uma melhora sem precedentes das relações bilaterais, que acabaram sendo enfraquecidas mais tarde novamente pelas tensão entre Pyongyang e Washington devido ao programa nuclear norte-coreano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;