Memória Titulo
Um livro que ensina a fazer memória

Para Sempre, de Gislaine Perdão, de Santo André (Fabricando Idéias, 2008) é um livro de genealogia

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Para Sempre, de Gislaine Perdão, de Santo André (Fabricando Idéias, 2008) é um livro de genealogia, memória e prefácio que são familiares. No caso do prefácio, é assinado por Angela Nascimento Lemes Zotesso e Valmir Garcia Zotesso.

A obra revela o lado repórter e de detetive da autora, que pode ser sintetizado numa frase do tio Cláudio: "Gislaine, você está muito curiosa!". Graças a essa curiosidade, a família Perdão se descobriu e hoje tem à mão um registro coletivo da sua história, personagem a personagem.

Para Sempre também é um livro de doces passagens íntimas, como o início de namoros. O capítulo Encontros, por exemplo, é aberto com o romance dos patriarcas Santo e Paschoalina.

TRECHO
"Eu ainda não tinha 15 anos, o meu pai concordou com o namoro nas seguintes condições: o namoro teria que ser somente em casa e nos finais de semana. Não podíamos namorar no caminho" (Paschoalina, que se casou com Santo Perdão em 1937).

Depois vieram os romances e casamentos de Ignez e Fernando, Lena e Cido, Cris e Jairo, Fátima e Benoit e todos os demais, até hoje, com os desdobramentos e crescimento da árvore genealógica, o que inclui a história de Claudia - nossa colega de Marketing no Diário - e Zé Carlos.

Para reunir as histórias, Gislaine Perdão fez como fazemos aqui em Memória: conversou com suas fontes, no caso os avós, os pais, os tios e os primos. O resultado pode ser aquilatado na festa de lançamento do livro, em dezembro: a família reunida em condomínio familiar para celebrar a estreia da autora.

Recomendamos o livro por vários motivos: as histórias são saborosas, as fotos belíssimas, a distribuição do material tem muito bom gosto e, acima de tudo, Para Sempre é como uma lição, aprende-se com o livro que não é difícil fazer memória. Pelo contrário, é muito gostoso e salutar. Une as famílias. Democratiza informações. Além do que, aparecem fotos familiares com cenários da Santo André antiga.

A AUTORA
Gislaine Perdão é professora de Educação Artística e Teatro nas Escolas Clovis Bevilacqua, da Rua Sidnei, em Utinga, e Carlina Caçapava de Mello, em Santa Terezinha. Faz parte do Núcleo de Narradores de Passagem, de Santo André. Contatos: gislaineperdao@uol.com.br; 9586-6313.

ALMANAQUE
João Domingos Perrella
Nascimento: Boiano, Província de Campobasso, Itália, 12 de janeiro de l855.
Vereador: 1919 a 1928.
Falecimento: 1939.

Suplente, assumiu em 25 de outubro de 1919, sendo eleito para as três legislaturas seguintes. Nos dois primeiros triênios foi vice-prefeito; no último, 2º secretário. Representava São Caetano na Câmara Municipal de São Bernardo, hoje Santo André.

EM 12 DE JANEIRO DE...
1939 - Ato nº 319 da Prefeitura de Santo André autoriza o município a permutar com as IRFM (Indústrias Reunidas Fábrica Matarazzo) o leito da Rua Rui Barbosa, no Distrito de São Caetano, com uma área próxima de 2.681 m².

1969 - Fiéis participam de procissão contra a paralisia infantil na Igreja Católica Brasileira, da Vila Helena, em Santo André.

1984 - Com o slogan "Diretas Já!" a cidade de Curitiba realizava o primeiro comício reunindo 60 mil manifestantes.

HOJE
Dia do Contador.

SANTOS DO DIA
Antonio Maria Pucci, Bento Biscop, Bernardo de Corleone, Ernesto, João de Ravena, Margarida Bourgeois, Modesto e Taciana.

João de Ravena. Bispo. Considerado um dos fundadores da cidade de Veneza. Faleceu na Itália no ano 494.
Bento Biscop. Abade. Introduziu nos mosteiros ingleses os usos e os costumes dos mosteiros romanos. Faleceu em 12 de janeiro de 690.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;