Memória Titulo
Os cozinheiros dos padres

Eles vieram de cinco paróquias para cozinhar para mais de 100 religiosos

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/04/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Eles vieram de cinco paróquias: Senhor Bom Jesus (Piraporinha), Nossa Senhora de Fátima (bairro Santa Maria ou Campestre), Nossa Senhora da Salete (Vila Helena), São José Operário (Jardim Bela Vista) e Nossa Senhora Aparecida (bairro Barcelona). E cumpriram a contento a sua missão: cozinhar para mais de 100 religiosos na reunião de março do Clero do Grande ABC, realizada na Associação São Miguel.

Em pé (a partir da esquerda): Nelvina Perosa, Luiz da Silva, Lederci Dias, Augusta Moreira Ferreira Sartori, Nelson Florindo Beneti, Moacir Inácio, Cleonice Kizesse e Vanda Oliveira Vechiez; sentados: Gerson Xavier Beneti, Célia Aparecida B. Candido, Wilson Drudi, Regina Veri Lemes e Maria Licursi Inácio.

O voluntarismo dessa equipe exemplifica a participação do leigo na vida religiosa do Grande ABC ao longo dos tempos. Esse Grande ABC nascido sob as bênçãos dos nossos santos e santas que denominam (e protegem) cidades e bairros.

Crônica de um Mineirinho
Depoimento: Expedito Soares

São Bernardo tem o seu período nostálgico, lá atrás, da minha adolescência e juventude; tem o período latente da luta, que a gente tinha que fazer e acontecer; Igreja, agitação, mobilização, enfrentamento, da minha juventude mesmo, que mexeu.

A São Bernardo de 40 anos atrás me acolheu e me formou como cidadão, homem, tudo. E a São Bernardo de hoje, que é essa realidade que aí está. Eu chamaria o São Bernardo indefinido.

O trânsito travado, a explosão de prédios, os reflexos da internacionalização da economia. São Bernardo se dilui nesse cenário. Torna-se semelhante a tantas outras cidades. Não é um São Bernardo diferente.

Não sabemos o que vai acontecer. As empresas são uma incógnita. Qualquer hora pode quebrar uma grande empresa, como quebrou a Kodak.

De repente, uma empresa dessas pode chegar ao governo e dizer: "Estou indo embora porque não dá para concorrer com os chineses."

Houve um momento em que a empresa precisou se modernizar. Veja o caso da Arteb.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 2 de abril de 1982 - Nº 4865
Manchete - Impasse nas negociações leva metalúrgicos ao TRT.
Política - Jânio Quadros em Brasília com Figueiredo, após 21 anos.
Consumo - Leite sobe outra vez: Cr$ 75,00.
Editorial - O que o movimento de março falta cumprir.
Automobilismo (Luiz Carlos Medeiros) - Corcel II Van, o primeiro furgão Ford.

SANTOS DO DIA 
Francisco de Paula, Leopoldo de Gaiche e Maria do Egito.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, Nossa Senhora da Esperança. Século 19. Imagem em granito. Procedência: igreja de São Pedro dos Clérigos, que ficava na Praça da Sé, região central da Capital paulista, já demolida.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

O PULO DO GATO

Jornalista José Paulo de Andrade completa hoje 39 anos no comando do programa O Pulo do Gato, um recorde de permanência no ar nas suas características: mesma emissora, mesmo horário e mesmo apresentador. O programa foi ao ar pela primeira vez em 2 de abril de 1973. 

"Quando penso que tinha 30 anos de idade quando comecei, levo um susto. Como passou depressa! E não pesou, cada dia é como se fosse o primeiro. O segredo é não perder o entusiasmo", afirma o jornalista ao assessor de imprensa da Band, André Rizzato. Zé Paulo está na Rádio Bandeirantes há 49 anos. 

Neste tempo, Zé Paulo e o seu Pulo do Gato têm sido acompanhados pelo Diário, nessa página Memória e fora dela. 

O nosso Banco de Dados reúne inúmeras matérias a respeito, desde os tempos do saudoso José Roberto Marques, radialista do Grande ABC que cobriu, para a Bandeirantes, os passos do movimento dos metalúrgicos no tempo da ditadura. Na retaguarda, apoiando seu comandado, Zé Paulo, então diretor de jornalismo da Band.

Também a manchete do Diário era divulgada diariamente pelo O Pulo do Gato. Depois que a Band lançou jornal impresso próprio, essa salutar e espontânea parceria deixou de acontecer.
Força, Zé Paulo, rumo aos 40 anos do grito desse gato simpático que emana, todas as manhãs, diretamente do Morumbi.

O Pulo do Gato vai ao ar de segunda a sábado, das 5h30 às 7h, pela Band AM 840 e FM 90,9.

Trabalhadores (*)
232 - Geraldo Ferreira da Silva, 40. Natural de Bragança Paulista. Polidor. Residia à Rua Polônia.
233 - João Candido das Neves, 34. Natural de Serra Negra (SP). Polidor. Residia à Rua Polônia.
234 - Benedito Soares Pinto, 50. Natural de Limeira (SP). Residia no Parque das Nações.
235 - Edonixa Araújo, 47. Natural de Andradina (SP). Residia à Avenida Brasil, 130.
(*) Trabalhavam na Rhodia.
Fonte: 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

HOJE
Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

EM 2 DE ABRIL DE...
1872 - Inaugurada a linha telegráfica entre Santos e Iguape.
1952 - Criada a Delegacia regional do Sesi, em Santo André.
1967 - Ford lança o modelo Galaxie, automóvel de alto luxo.
- Escola Técnica Industrial Lauro Gomes, a ETI, hoje ETE, de São Bernardo, inaugura novo ginásio de esportes.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
- Capão Bonito. Elevado a município em 2 de abril de 1857, quando se separa de Itapetininga. Extinto em 1866, recupera a autonomia em 1868.
- Em 2 de abril de 1949 foram instalados: Suzano (ex-distrito de Mogi das Cruzes), Cotia (ex-distrito da Capital), Pacaembu (ex-distrito de Lucélia), Pongai (ex-distrito de Pirajuí) e Vinhedo (ex-distrito de Jundiaí).
- Alumínio. Criado em 1991, quando se separa de Mairinque.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;