Memória Titulo
Em homenagem aos 90 anos da AA Industrial

Efeméride – E atenção, comunidade industrialina: 2009 é o ano do nonagésimo aniversário do seu clube.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Efeméride - E atenção, comunidade industrialina: 2009 é o ano do nonagésimo aniversário do seu clube. A fundação extra-oficial data de 2 de outubro de 1919. Pelo menos é isto que está assinalado em fotografia histórica em que aparecem os primeiros jogadores - Ferreira, João, Espanhol 1 e 2 e Buliani - e um antigo dirigente, Américo Castaldelli.

* * *

De Mauá, a história da Associação Atlética Industrial, uma das veteranas do Grande ABC, fundada em 1919 e oficializada em 1921. Na década de 1960 mantinha a tradição de ter bons quadros de futebol, como este da foto, pertencente ao acervo de Augusto Liochi e que chegou à coluna pela equipe da Rádio Pérola da Serra, de Ribeirão Pires, via Ademar Bertoldo e seu filho Wilians Bertoldo, braço direito do pai.

Vamos à escalação: Moya, Periquito, Roberto, Grapete, Cis, Heitor, Cássio, Helinho e Miltinho; no ataque: Fernando, Coquinho, Aniceto, Gustão, Celsinho e Brasileiro. Os jogos do Industrial eram mandados no antigo campo da Cerâmica, em pleno centro de Mauá, área hoje abraçada e transformada pela evolução urbana.

Tivemos o prazer de escrever a história do Industrial de Mauá e no livro aproveitamos para ensaiar informações sobre o rico futebol do Grande ABC e seus campeonatos ao longo do tempo. Conferindo os nomes da foto, lembro de vários deles que estão no livro. Um esforço muito grande do clube para oferecer ao esporte regional uma publicação de 300 páginas que faz justiça aos esportistas de ontem e de sempre.

Então, que fique registrado: o ano de 2009 é emblemático na história da AA Industrial, 90 anos de história. Que a festa de aniversário, em outubro, faça alusão a esse momento.

 ALMANAQUE

Emílio Sortino

Nascimento: Ribeirão Pires, 25 de abril de 1906.

Vereador: 12 de abril a 31 de dezembro de 1955.

Partido: PTB

Falecimento: Santo André, 15 de dezembro de 1984.

Empresário, teve serrarias, foi acionista de empresas de transportes e presidiu a Companhia Central de Seguros. Foi presidente da Acisa, do Primeiro de Maio FC e da Apae.

Arciso Xavier David

Nascimento: Taiobeiras (MG), 25 de abril de 1942.

Vereador: 1983 a 1988.

Partido: PTB

Comerciante, foi o representante na Câmara os interesses da Vila Metalúrgica e outros bairros do 2º Subdistrito de Utinga.

SANTOS DO DIA

Calista, Evódio e Marcos.

Marcos ou João Marcos foi discípulo de Pedro, acompanhou Paulo, redigiu o segundo Evangelho e pregou no Egito.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Atire a primeira pedra, um seriado em forma de novela com a radiofonização dos dramas cotidianos da vida. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. 1) Como é o Brasil à noite? Em pauta as noites movimentadas de segunda-feira em Fortaleza e os Arcos da Lapa, no Rio. 2) Iniciam-se as comemorações do ano da França no Brasil; 3) Os 100 anos do Inter de Porto Alegre. Contatos: brasil@redeeldorado.com.br; na internet: territorioeldorado.com.br. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 22h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. A travessia do Atlântico Sul pelo avião Jaú. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Na parte musical, destaque para Carlos Gonzaga e Wilson Miranda. Na seção sobre os jingles antigos, a cera Dominó e os cobertores Parayba dos anos 1960. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 25 de abril de 1979

Manchete - Maluf marca diálogo com servidores, depois que 10 mil funcionários em greve concentraram-se em frente ao Palácio dos Bandeirantes para exigir do governador atendimento às suas reivindicações.

Editorial - Adversários políticos e imprensa, os vilões

Indústria - Já assumiu o novo gerente de informação da Saab-Scania, em São Bernardo, Mário Lima.

 EM 25 DE ABRIL DE...

1819 - João Carlos Augusto de Oyenhausen assume o governo da Capitania de São Paulo.

1959 - Prefeitura de Santo André aprova o loteamento Parque Erasmo Assunção

1964 - Fundado, em Santo André, o Lar Benvindo de amparo ao menor carente, iniciativa de Antonio Benvindo.

1974 - Os portugueses saem às ruas com cravos na mão para festejar o sucesso do levante militar, comandado pelo general António Spínola, contra o primeiro-ministro Marcelo Caetano. A Revolução dos Cravos, como ficou conhecida, colocava um ponto final nos 46 anos de ditadura iniciada por Salazar.

 MUNICÍPIOS PAULISTAS

Criada, em 1859, a Freguesia de Santa Anna do Serrado, em Batatais.

Em 1865 é elevada à categoria de vila a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, de Lençóis.

 HOJE

Dia Mundial das Nações Unidas, Dia do Amor e Dia do Contabilista, data instituída em 1925, quando da realização do banquete em que as classes contábeis paulistanas ofereceram ao senador João Lira. t MUSEU DO RÁDIO

Modelo table 1936. Air Patrol. EUA. De mesa em estilo art-deco. Duas faixas: AM e OC (ondas curtas).

Coleção: Mauricio Marchini, de Mauá; contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;