Memória Titulo
No centenário, Serra ganha uma passarela

Na data em que completaria 100 anos, Américo Pinto Serra tem seu nome dado como apêndice à passarela que interliga o Centro histórico...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Na data em que completaria 100 anos, Américo Pinto Serra tem seu nome dado como apêndice à passarela que interliga o Centro histórico ao Centro Cívico de Santo André. A formalização da homenagem será hoje, às 10h30, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Paulinho Serra, neto de Américo, e que teve o apoio unânime da Casa.

A Passarela Luso-Brasileira Américo Pinto Serra tem a idade do Centro Cívico, inaugurado há 41 anos. Do seu alto têm-se vistas completas da cidade e de pontos frequentados pelo patrono: o espaço da casa onde morou e a Beneficência Portuguesa, ambos na Avenida Portugal, e a Chácara Mimosa, sede do Primeiro de Maio FC, que foi outra das casas de Serra.

Dos seus 89 anos de vida, Américo Pinto Serra viveu 78 anos em Santo André. Aqui foi operário e comerciante, benemérito e esportista, com atuação em entidades como o Circulo Operário, Bochófilo, Aramaçan e Arco Verde, juvenil de futebol que ele fundou e presidiu nos idos de 1930.

LINHA DO TEMPO

1910 - 15 de abril - Américo Pinto Serra nasce em Viseu, Portugal, filho de José Pinto Serra e Libania Lourenço Martins. Teve seis irmãos: José, Henrique, Paulo, Manoel, Maria Augusta e Maria do Carmo.

1921 - Com 11 anos, viaja para o Brasil e reencontra-se com os pais, já fixados em São Paulo.

1922 - A família Serra muda para Santo André. Durante 25 anos Américo trabalha no Lanifício Kowarick, para depois se dedicar por 40 anos ao comércio.

1935 - Casa-se com Hermínia Pasqualetti, com quem teve três filhos: Marlene, José Luiz e Paulo Américo.

1976 - Falece a esposa dona Herminia.

1979 - Casa-se em segundas núpcias com Evanina Penachi.

1999 - 28 de novembro - O falecimento na Beneficência Portuguesa, da qual foi presidente, vice-presidente e conselheiro.

Turma da esquina e do Napolitano

Aqueles jovens da Vila Assunção e cercanias.

Quem aniversaria hoje é Jaime de Almeida, nascido em 15 de abril de 1944.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 15 de abril de 1980

Manchete - Tribunal decide: a greve é ilegal

Empresas - Pequenas terão isenção de IR e IPI.

Futebol - Clássico regional da Segunda Divisão: domingo, no estádio Bruno Daniel, Santo André 4, Aliança, de São Bernardo, 0. Foi a tarde dos baixinhos frenéticos: Fernandinho, Da Silva e Arnaldo.

EM 15 DE ABRIL DE...

1970 - Fracassa a viagem da Apolo 13 à Lua; anunciado o fim do Santo André FC; vacinação contra a varíola no Grande ABC começa por São Bernardo; Pelé garoto propaganda: terno Ducal, a roupa 10.

Trabalhadores

Nascem em 15 de abril:

1919 - José Teixeira de Anchieta. Natural de Passos. Associado nº 259 do Sindicato dos Químicos. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Brasílio Machado, 339.

1920 - Gino Segato. Italiano. Associado nº 424 do Sindicato dos Químicos. Mecânico da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Eldorado, São Caetano.

1921 - José Moretti. Natural de Guaranésia (MG). Associado nº 952 do Sindicato dos Químicos. Industriário da Rhodia Química. Residência: Rua Catequese, 803, Santo André.

1922 - Mário da Silva Carreira. Natural de Guaxupé (MG). Associado nº 702 do Sindicato dos Químicos. Operário da Rhodia Química.

1925 - José Salino dos Santos. Natural de Santa Rosa. Associado nº 476 do Sindicato dos Químicos. Ajudante de mecânico da Brasitex. Residência: Rua Oito, 51.

Fonte - 1º livro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

A greve dos 41 dias - 15º dia

Concentração em porta de fábrica: o que fazer se o TRT decreta a ilegalidade da greve?

Em 15 de abril de 1980, os metalúrgicos de Santo André recebem um boletim do seu sindicato: "É possível que nosso direito de lutar tenha como resposta do governo e dos patrões a intervenção no sindicato, a prisão de companheiros e o terrorismo da repressão. Paramos as máquinas para que nos ouçam e continuaremos parados até que parem de usar a força e venham dialogar e democraticamente buscar soluções negociadas."

Agenda da Fundação Pró-Memória

39 anos da criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano (1971).

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Anhembi. Instalado em 15 de abril de 1891, quando se separa de Botucatu.

Jales. Fundado em 15 de abril de 1941 pelo engenheiro Euphly Jalles. Alcança a autonomia em 1949, quando se separa de Fernandópolis.

HOJE

Dia da Conservação do Solo e Dia do Desenhista.

SANTOS DO DIA

Anastácia, Bento José Labre, Crescêncio, Êutiques e Vitoriano. Na estampa, São Teodoro.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;