Setecidades Titulo Transportes
Polícia investiga esquema
de revenda do Cartão BOM

Depois de denúncia feita pelo Diário, dono de empresa que
compra e vende créditos foi intimado a dar esclarecimentos

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
28/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Polícia Civil irá investigar o esquema de compra e venda de créditos eletrônicos do Cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano), denunciado na edição de ontem do Diário. Valdemar Casaroti, que possui comércio de revenda de bilhetes e cartões na Rua Catequese, em Santo André, foi intimado a prestar esclarecimentos sobre o caso na tarde de hoje no 4º DP do município, onde foi instaurado o inquérito de investigação.

"Pedimos para ele trazer toda a documentação da empresa, que será analisada. Vamos ouví-lo para apurar como funciona esse esquema", disse o delegado José Rosa Incerpi, que está à frente do caso.

A polícia irá investigar se realmente os cartões nominais eram repassados para outros usuários. Se a prática for confirmada, Casaroti pode responder como coautor de crime de falsidade ideológica.

A empresa de compra e venda de bilhetes e créditos eletrônicos da Rua Catequese não funcionou ontem. A equipe do Diário entrou em contato com os revenderores por telefone. A atendente, que não quis se identificar, disse que o proprietário do negócio preferiu não abrir as portas. "A reportagem nos atrapalhou. Só queremos trabalhar", reclamou.

SUMIDOS

Os ambulantes que faziam o comércio de bilhetes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) no entorno do Terminal Oeste de Santo André não apareceram para trabalhar. Porém, a equipe do Diário constatou algumas pessoas sendo abordadas para realizar a venda das passagens, mas nenhuma negociação foi flagrada. Base Móvel da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André esteve presente no local.

Lei trabalhista de 1985 proíbe o trabalhador de revender o vale-transporte. O desrespeito à legislação pode render demissão por justa causa. Quem revende é passível de autuação criminal, como falsidade ideológica.

EMTU reforça que trabalha para aprimorar fiscalização

Após ser questionada novamente sobre ações para coibir a revenda de bilhetes e créditos eletrônicos do Cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) reiterou que tem atuado para aprimorar o sistema de bilhetagem eletrônica, em um trabalho conjunto com as concessionárias e permissionárias que operam as linhas metropolitanas.

Segundo a empresa, já existem restriçoes com o objetivo de inibir o uso indevido do Cartão BOM. Foi informado pela EMTU que, quando constatado algum tipo de desvio de finalidade, o cartão sofre automaticamente redução de utilização e perda do recurso da recarga embarcada, obrigando o usuário titular a colocar os créditos diretamente nas lojas autorizadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;