Setecidades Titulo Ensino Superior
MEC vistoria campus Mauá da Uninove
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
30/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O campus Mauá da Uninove (Universidade Nove de Julho), instalado em espaço onde funcionava o hotel Diamond Mauá, na Vila Bocaina, recebeu ontem vistoria técnica do MEC (Ministério da Educação). O procedimento corresponde ao penúltimo passo para o início das aulas do curso de Medicina, que ofertará 50 vagas por meio de edital do Programa Mais Médicos, do governo federal. Para que a instituição de Ensino Superior dê início ao processo seletivo, é necessária autorização dos cursos por parte da União.

A previsão inicial era a de que a unidade abrisse as portas apenas em 2018, no entanto, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), está confiante de que este prazo possa ser antecipado. “O processo está bem adiantado. Estive ontem (quarta-feira) em Brasília, inclusive. Amanhã (hoje) será feita vistoria (pela equipe do MEC) no (Hospital) Nardini e nos demais equipamentos de Saúde da cidade. A expectativa é a de que o aval do MEC saia no sábado (amanhã), o que daria tempo para o início das aulas no segundo semestre, já que elas podem começar até a terceira semana”. O vestibular da Uninove para as vagas de Medicina será realizado pela Fundação Vunesp e pela Fundação Carlos Chagas.

Atila já havia se comprometido a utilizar o repasse obrigatório de 10% do valor da arrecadação das mensalidades do curso de Medicina da Uninove em Mauá para a área da Saúde. “Vamos melhorar o nosso atendimento e também transformar o Nardini em um hospital de ensino”, promete. O equipamento municipal passa por reforma no PS (Pronto-Socorro), cuja conclusão está prevista para dezembro.

 

SÃO BERNARDO

São Bernardo também conta com unidade da Uninove. Por lá, o processo para início das aulas dos 150 alunos de Medicina estava mais adiantado, tendo em vista que a vistoria do MEC foi realizada em abril, na mesma data em que a parceria entre a instituição de Ensino Superior e a Prefeitura para o repasse de verba para a rede pública foi formalizada. A expectativa era a de que o processo desenrolasse em tempo de iniciar as aulas no segundo semestre, no entanto, até agora não há novidades.

A instalação dos cursos de Medicina na região ocorre quase dois anos depois da escolha da Uninove como responsável pela oferta das vagas. Isso devido a imbróglio judicial.

Conforme o MEC, o processo de seleção de estudantes e início das aulas poderá ser realizado até 18 meses após a divulgação do resultado final do certame e autorização do curso de Medicina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;