Internacional Titulo
Governo colombiano nao admite reduçao de penas
Do Diário do Grande ABC
24/05/2000 | 12:57
Compartilhar notícia


O governo e o Congresso colombianos estao em processo de enfrentamento devido às discussoes em torno de um projeto, que permitirá maior reduçao das penas, colocando em liberdade grande número de criminosos, hoje abrigados no sistema penal do país.

O Ministro da Justiça, Rómulo Gonzaléz, já avisou que o governo vai barrar a iniciativa do legislativo que, segundo afirmou, será um duro golpe na luta da Colômbia contra a criminalidade. Ele lembrou que o Congresso já analisa outras iniciativas para reduzir as penas, entre elas, a que beneficia presos que votem nas eleiçoes e as contidas no novo Código de Procedimento Penal.

Somado às reduçoes permanentes, como as concedidas por bom comportamento, o projeto fará com que as penas na Colômbia se tornem 'irrisórias``, afirmou o Ministro.

O projeto, que prevê a reduçao de um sexto das penas dos condenados até primeiro de janeiro passado, foi aprovado por unanimidade pelo Congresso, nesta quarta-feira, em último debate.

Dados do Instituto Nacional Penitenciário da Colômbia apontam que sete mil detentos, incluindo guerrilheiros, seqüestradores, assassinos e outros criminosos considerados perigosos serao beneficiados se o Congresso nao ouvir os alertas do governo. Por sua vez, o Presidente da Comissao da Câmara de Representantes, Javier Ramiro Devia, defendeu o projeto, afirmando que o texto é ``humanista e tem essência católica ao conceder perdao geral àqueles que cometeram um erro em sua vida``.

A Colômbia tem hoje 46 mil detentos em presídios construídos para abrigar, apenas, 28 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;