Internacional Titulo
Chernomirdin é contra bloqueio à Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
24/04/1999 | 12:59
Compartilhar notícia


O emissário russo para a Iugoslávia, Viktor Chernomirdin, afirmou neste sábado que um bloqueio a este país seria "negativo" e voltou a condenar os bombardeios da Otan que "ameaçam destruir a segurança internacional".

"O bloqueio é negativo, os bombardeios sao negativos, é mau quando morrem as pessoas. Por isso a Rússia realiza esforços para resolver pacificamente o conflito", disse o emissário do presidente Boris Yeltsin, citado por agências russas.

O ministro russo das relaçoes exteriores, Igor Ivanov, afirmou nesta sexta-feira que seu país continuaria fornecendo produtos petrolíferos a Belgrado. As exportaçoes russas à Iugoslávia sao constituídas de 80% por produtos energéticos. Nesta sexta os 19 chefes de estado e de governo da Otan decidiram impor um embargo de petróleo a Belgrado.

Rússia continuará fazendo tudo para deter este conflito ``bárbaro', acrescentou Chernomirdin, e afirmou que após sua visita a Belgrado manteria entrevistas com os líderes de países da Otan. "Iugoslávia já aceitou compromissos, agora vou falar com a Otan", disse, referindo-se à aceitaçao pelo presidente iugoslavo Slobodan Milosevic da instalaçao de "uma missao da ONU (no Kosovo) com expressiva participaçao russa, que deve ser coordenada com a parte iugoslava".

Os aliados anunciaram que a instalaçao de observadores civis era insuficiente, e lembraram ontem em Washington que o fim dos bombardeios dependia fundamentalmente de um acordo sobre a implantaçao de uma força militar internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;