Setecidades Titulo
Obras complicam trânsito em Mauá
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
11/05/2004 | 21:34
Compartilhar notícia


As obras simultâneas de instalação de dutos de gás e rebaixamento da avenida Capitão João têm causado transtornos aos motoristas desde Mauá até a divisa com Ribeirão Pires. Com uma pista a menos e alguns desvios, carros levam até 30 minutos para percorrer uma distância de menos de dois quilômetros em horários de pico.

De acordo com a Comgás, empresa responsável pela colocação dos canos na avenida, o problema deve continuar por mais cinco meses, pelo menos. Isso porque o contrato com a Solvay prevê a entrega da obra em outubro. “Infelizmente, não temos como evitar esse tipo de problema. Toda obra ou reforma causa transtornos. Aqui não é diferente. Principalmente por se tratar de uma avenida de grande tráfego de veículos, que, inclusive, serve de ligação entre os municípios de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá”, disse Daniel Carlos, técnico responsável pela fiscalização das obras no local.

No entanto, os argumentos da Comgás não convenceram moradores, comerciantes e motoristas. A empresária Mônica Silva, proprietária de um estabelecimento no trecho mais afetado pelas obras na avenida, afirmou que os trabalhos estão atrasados e que a Comgás não tem cumprido o cronograma prometido. “Eles nos garantiram que em no máximo uma semana a colocação dos tubos aqui na frente da minha loja estaria finalizada. Mas já se passaram quase 20 dias e eles não dão nem sinais de que a bagunça vai terminar. Hoje (terça) voltaram a quebrar a rua. Já não agüento mais o barulho e o trânsito congestionado”, reclamou.

A lentidão no trânsito é agravada pelas obras de rebaixamento da avenida. “Mesmo não sendo próximas, as duas reformas realizadas ao mesmo tempo ajudam a transformar as ruas desse local em áreas intransitáveis. É um absurdo a Prefeitura autorizar duas obras desse tamanho de uma só vez. No final, sempre sobra para a gente”, disse o taxista Joel Amâncio Silva, de Santo André.

Prefeitura – A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a situação deve melhorar a partir de junho. Isso porque o rebaixamento da Capitão João estará pronto até esta data. Segundo a assessoria, não havia como minimizar os problemas causados pela colocação dos dutos e que o rebaixamento da via já estava em andamento quando a Comgás iniciou as obras.

A Prefeitura garantiu ainda que o Departamento de Trânsito da cidade acompanha cada etapa da obra e organiza o trânsito para evitar grandes transtornos. A assessoria explicou que tanto a Comgás quanto a Prefeitura têm cumprido as medidas padronizadas de segurança a fim de evitar acidentes. É por esta razão, segundo ela, que uma faixa inteira da avenida foi interditada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;