Economia Titulo
OMC chega a acordo sobre medicamentos genéricos
Da AFP
27/08/2003 | 15:46
Compartilhar notícia


O grupo dos cinco países encarregados formular um acordo sobre o acesso das nações pobres a medicamentos genéricos, para o combate às grandes epidemias, chegou a um consenso nesta quarta-feira, em Genebra, sobre o texto que está em discussão na Organização Mundial do Comércio (OMC).

O grupo dos cinco países que negociou o projeto de compromisso é formado por Brasil, Estados Unidos, Índia, Quênia e África do Sul. Essas nações tentam elaborar um documento para desbloquear o expediente do acesso dos países pobres a medicamentos.

A questão está bloqueada desde dezembro de 2002, quando os EUA, pressionados pelos grandes grupos farmacêuticos americanos, impediram a obtenção de um acordo. A indústria farmacêutica americana teme que o acordo atinja medicamentos para tratar doenças não-infecciosas e que produtores brasileiros e indianos produzam remédios genéricos que inundem o mercado com versões mais baratas que seus produtos patenteados.

Essa questão é uma das mais polêmicas na agenda de negociações da OMC e uma das mais sensíveis para os países em desenvolvimento devastados por grandes epidemias, como a Aids, a malária e a tuberculose. Os mais beneficiados com este acordo seriam os países africanos, que são os mais afetados pelas doenças.

O uruguaio Carlos Pérez del Castillo, presidente da instância executiva da OMC, disse à imprensa que os negociadores se puseram de acordo sobre um texto de compromisso, que será discutido nesta noite pelos 146 Estados membros da OMC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;