Nacional Titulo
Brasil estuda sanções a Taiwan por causa de menino brasileiro
Do Diário OnLine
26/11/2003 | 15:05
Compartilhar notícia


O governo brasileiro estuda a possibilidade de adotar sanções econômicas e políticas a Taiwan se Iruan Ergui Wu, 8 anos, não for enviado de volta ao Brasil. O Superior Tribunal de Justiça de Taiwan garantiu neste mês a repatriação do menino e concedeu a guarda dele à avó materna, Rosa Leocádia Ergui, que mora em Canoas (Rio Grande do Sul).

Apesar da decisão judicial, a vice-presidente de Taiwan e outras autoridades locais se posicionaram contra a volta do menino ao Brasil. A embaixada brasileira deve agora fazer um estudo sobre os prazos para o cumprimento da sentença.

Viagem- Iruan foi levado a Taiwan há três anos pelo pai, Teng-Shu Wu, um marinheiro chinês que queria apresentá-lo à família. Entretanto, seu pai morreu durante a viagem e os tios paternos não permitiram que o garoto retornasse para a avó materna. No Brasil, Rosa Leocádia tem a guarda de Iruan desde que a mãe dele faleceu, há cinco anos, vítima de leucemia.

A batalha jurídica pela guarda de Iruan foi lenta e difícil, pois o Brasil não tem relações diplomáticas com Taiwan (que oficialmente ainda é território da China). O Ministério da Justiça, porém, conseguiu um advogado taiwanês para ajudar Rosa Leocádia a conseguir a repatriação da criança. A data do retorno de Iruan para o Brasil ainda não foi definida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;