Economia Titulo
São Bernardo ganhará
monitoramento em 3D
Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
18/02/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Os moradores de São Bernardo contarão com novo software 3D para interagirem com a administração pública, apresentando seus interesses para a cidade. O aplicativo, que ficará disponível no site da Prefeitura, como projeto-piloto em maio, mapeará o município e receberá informações dos moradores.

Esse é o primeiro passo do acordo firmado pelo Executivo municipal com seus parceiros suecos - a Prefeitura de Linköping e a fabricante de aviões Saab. A tecnologia é utilizada em Linköping, mas será aperfeiçoada no Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro. A inauguração desse núcleo científico, para a troca de tecnologia entre Brasil e Suécia, foi confirmada para maio. Ainda não foi definida a localização.

O mapeamento em 3D tem como objetivo melhorar o aproveitamento da cidade, tanto pelos moradores, quanto pelo setores público e privado.

O segundo projeto confirmado pelos parceiros foi o monitoramento da Represa Billings. Para este ano é previsto o estudo de viabilidade. E até 2013, o centro deve instalar sensores aquáticos com o objetivo do melhor aproveitamento dos recursos hídricos da região. A missão sueca está em negociação com outras cidades do Grande ABC, banhadas pela represa, para que participem do projeto.

FABRICANTE - O anúncio do centro ocorreu em meio à discussão política, sobre comercialização de caças no setor de defesa aérea, entre Brasil, Suécia, França e Estados Unidos. A Saab tem o objetivo de melhorar a relação com o País e conta com o auxílio da administração de Linköping, cidade onde a fábrica é sediada. E assim, fechar contrato para a venda de 36 caças à FAB (Força Aérea Brasileira).

Mas a competição não está ganha, tendo em vista que a francesa Dassault e a norte-americana Boeing estão no páreo. O centro de pesquisa será criado mesmo sem a certeza de que a presidente Dilma Rousseff fechará acordo com a Saab.

Para isso, serão necessárias novas parcerias público-privada a fim de financiar os projetos. De acordo com a secretária de Relações Internacionais de Linköping, Kerstin Reimstad, a prospecção de parceiros teve início e será intensificada em março e abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;