Setecidades Titulo
Primeiro grupo desfila hoje em Mauá
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
14/02/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


O desfile das escolas de samba de Mauá entra no segundo dia. Hoje, a partir das 19h, começam as disputas entre as sete agremiações do Primeiro Grupo. O evento acontece no estacionamento do Paço Municipal, na Avenida João Ramalho, 205, Centro. No ano passado, a Prefeitura alegou falta de recursos e o Carnaval da cidade não foi realizado.

A primeira apresentação do dia será a da Camisa Azul e Branco, com o enredo Seguindo os Caminhos da Imaginação: Camisa, Uma História Sem Fim. A última escola a entrar na avenida será a Acadêmicos do São João, às 2h. A apresentação será baseada no tema Neste Carnaval, a Nossa Maior Estrela é Você.

Penúltima agremiação a desfilar, a 0h50, será a atual campeã do Carnaval da cidade, a União da Vila. Ontem, a escola fazia os seus últimos preparativos.

"O barracão está uma loucura, mas estamos tranquilos. Nosso objetivo é fazer um bom desfile e, quem sabe, repetir o título de 2008 (em 2009 a cidade não teve desfiles). Agora é torcer para não chover, porque a chuva pode estragar a apresentação", comentou a presidente da União da Vila, Maria José do Nascimento.

Segundo ela, 350 pessoas devem desfilar hoje pela escola, que colocará na avenida três carros alegóricos. O principal destaque da agremiação, que em seu enredo faz homenagem à atriz e cantora Carmen Miranda, será um carro decorado com frutas gigantes.

Estrutura - Os foliões terão à sua disposição dez barracas com venda de alimentos, além de posto de Saúde com o apoio de ambulância do Samu. A Prefeitura instalou ainda 100 banheiros químicos no local, quatro deles adaptados para deficientes. A segurança ficará a cargo de homens das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal.

Até 2008, a Avenida Portugal, no Jardim Pilar, sediava as apresentações das escolas de samba de Mauá. Segundo a administração, a mudança da passarela para o Paço Municipal teria sido motivada por reclamações de moradores em relação ao barulho e à movimentação que ocorre por conta dos desfiles.

Prefeito vetou obrigatoriedade da festa de Carnaval
Em janeiro do ano passado, como um dos primeiros atos da sua segunda gestão, o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), vetou a Lei 4.402/2008, criada pelo seu antecessor Leonel Damo (sem partido) no mês anterior, que tornava obrigatório o desfile de Carnaval na cidade.

Na ocasião, Dias afirmou que as agremiações do município não estavam proibidas de fazer a festa. A Prefeitura, no entanto, só poderia oferecer a segurança ao evento, já que a administração pública não tinha como arcar com os custos de organização. Com a decisão do Executivo, duas escolas da cidade - Acadêmicos de São João e a Agremiação Silvia Maria - participaram do Carnaval da Vila de Paranapiacaba, em Santo André.

Ao longo do primeiro mandato de Oswaldo Dias - entre 1997 e 2004 - a cidade também ficou sem desfiles, que só voltaram a ocorrer em 2005, durante a gestão interina de Diniz Lopes (PR). Em 2007, porém, o Prefeito Leonel Damo voltou a cancelar a festa, também com a alegação de que não haviam recursos nos cofres do município para o desfile de Carnaval.

Confira a programação:
Camisa Azul e Branco - 19h
Nova Era - 20h10
Beira Rio - 21h20
Silvia Maria - 22h10
Ordem e Progresso - 23h40
União da Vila - 00h50
Acadêmicos do São João - 02h




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;