Internacional Titulo
Israel estabelece mapa da linha fronteiriça em Gola
Do Diário do Grande ABC
18/01/2000 | 10:08
Compartilhar notícia


O serviço militar israelense de inteligência estabeleceu um mapa da linha que separava as tropas israelenses e sírias na regiao de Gola no dia 4 de junho de 1967, na véspera da guerra entre os dois países. A informaçao foi publicada nesta terça-feira pelo jornal Haaretz.

O mapa, considerado como ``confidencial', foi elaborado por ordem do primeiro-ministro israelense Ehud Barak com ajuda de fotos aéreas e testemunhas. O documento só foi apresentado a um número muito limitado de autoridades, adiantou Haaretz.

A Síria exige que Israel se retire de Gola até a linha de 4 de junho de 1967. Devido à recusa de Israel de reconhecê-la como a fronteira, nao existia até agora um mapa dessa linha.

Nos mapas existentes, só aparecem as bases do exército israelense ao longo da fronteira norte e nas zonas desmilitarizadas segundo o acordo de cessar-fogo concluído entre os dois países em junho de 1949.

Oficiais israelenses citados por Haaretz se questionam sobre as razoes de Barak para elaborar esse mapa e acham que pode tratar-se de um sinal de que poderá anunciar sua decisao de finalmente aceitar as exigências sírias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;