Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 7 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Terceiro ‘turista espacial’ viaja à Estação Espacial Internacional


Da AFP

30/09/2005 | 12:05


O terceiro "turista" espacial, o americano Greg Olsen, segue no sábado, ao lado de um astronauta americano e de um cosmonauta russo, para observar a terra da ISS (Estação Espacial Internacional). Às 9h54 (0h54 de Brasília), a nave espacial Soyuz, cujas 300 toneladas de peso são propulsionadas por querosene e oxigênio, decolará - com Olsen, o americano William McArthur e o russo Valeri Tokarev - da célebre plataforma de lançamento Yuri Gagarin.

Os três homens entrarão em órbita e, depois de um tempo de adaptação à gravidade, acoplarão na segunda-feira a cápsula Soyuz TMA-7 à ISS. Esta é a terceira vez que um milionário concretiza o sonho de viajar pelo cosmos. Olsen, 59 anos, foi precedido pelo americano Dennis Tito em 2001 e pelo sul-africano Mark Shuttleworth em 2002.

Para cumprir o desejo, Olsen desembolsou US$ 20 milhões. Além disso, participou de 1.500 horas de treinamento na Cidade das Estrelas, perto de Moscou, e no cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, de onde decolará depois de assinar um contrato com a empresa Space Adventures, a única que gerencia estas viagens espaciais.

Olsen retornará a Terra no dia 11 de outubro, na companhia do russo Serguei Krikalev e do americano John Phillips, que estão no espaço desde 17 de abril e serão substituídos por Tokarev e McArthur a bordo da ISS.

As autoridades da Nasa (agência espacial americana) acompanharão de perto a decolagem da missão, já que dependem das naves Soyuz para enviar astronautas ao espaço. Desde agosto, a Rússia tem o monopólio dos vôos tripulado à ISS.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;