Internacional Titulo 98% dos votos apurados
Hillary e Sanders seguem empatados em Iowa, com 98% dos votos apurados
Por
02/02/2016 | 04:47
Compartilhar notícia
JUSTIN SULLIVAN/AGENCE FRANCE PRESSE/ESTADÃO CONTEÚDO


A ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o senador Bernie Sanders disputaram voto a voto as primárias democratas de Iowa, em uma votação bastante apertada. Com 98% dos votos apurados, os números mostram Hillary com 49,8% e o senador com 49,6% e ainda não era possível determinar o vencedor.

Pelo lado republicano, Ted Cruz surpreendeu e superou o bilionário Donald Trump, que vinha sendo apontado pelas pesquisas de opinião como o favorito para ganhar a votação. Cruz teve 27,7%, seguido por Trump, com 24,3%, e pelo senador da Flórida, Marco Rubio, com 23,1%.

A primária de Iowa já provocou duas baixas esta noite na corrida presidencial dos Estados Unidos. O candidato democrata Martin O'Malley, ex-governador do Estado de Maryland, teve apenas 0,6% dos votos e anunciou que está deixando a campanha para a Casa Branca. Entre os republicanos, o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee também anunciou que estava suspendendo sua campanha, após projeção de ter apenas 1,8% dos votos.

Os candidatos passaram pelo Estado de Iowa ontem, conversando com eleitores e lideranças locais. A primária do Estado é a primeira para a corrida presidencial dos EUA e vem tendo ampla cobertura da imprensa norte-americana, pois pode dar o tom de como fica a disputa para a Casa Branca a partir de agora.

Depois de Iowa, as primárias ocorrem no Estado de New Hampshire, no próximo dia 9, na Carolina do Sul, dia 20, e Nevada, nos dias 20 e 23. Até junho, elas ocorrem em todos os Estados norte-americanos e serão seguidas pelas convenções nacionais dos dois partidos, que escolhem os dois candidatos finais. A convenção democrata será realizada na Filadélfia, entre os dias 25 a 27 de julho. A republicana ocorre entre os dias 18 a 21 do mesmo mês em Cleveland, Ohio. A eleição ocorre dia 8 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;