Setecidades Titulo Educação
Federais mantêm nota máxima
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação:


Apenas a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que tem campus em Diadema, alcançaram conceito máximo no IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC (Ministério da Educação) em 2014 na região. Em todo o País, somente 24 instituições de Ensino Superior chegaram ao topo da escala que vai de 1 a 5, sendo considerados satisfatórios resultados a partir do índice 3.

Ambas universidades repetiram, no ano passado, feito conquistado na avaliação de 2013. Um ano antes, no entanto, apenas a UFABC havia alcançado nota máxima, enquanto a Unifesp obteve índice 4.

O IGC leva em conta a média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino em três anos de análise. O desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e as notas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também compõem a média, divulgada desde 2007.

Entre as sete cidades, 28 instituições de Ensino Superior aparecem na lista divulgada pelo MEC, sendo que apenas duas delas – Fainc (Faculdades Integradas Coração de Jesus) e FIA (Faculdade Interação Americana) – obtiveram nota 2. As duas faculdades já haviam apresentado resultado insatisfatório no ano passado. Em todo o País, 285 instituições estão na mesma situação. Todas serão impedidas de abrir novos cursos e sujeitas a assinar protocolo de compromisso com o MEC, garantindo medidas que recuperem sua qualidade. Ambas foram procuradas pelo Diário, porém, não se manifestaram.

Por outro lado, sete instituições da região apresentaram índice 4. São elas: Strong Esags (Escola Superior de Administração e Gestão), Unip (Universidade Paulista), FEI (Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana), Fatec Mauá (Faculdade de Tecnologia), FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Faculdade Pentágono e Faculdade de Tecnologia Termomecanica.

As demais faculdades conquistaram nota 3: Universidade Metodista, USCS (Universidade Municipal de São Caetano), FSA (Fundação Santo André), Anhanguera de Santo André e São Bernardo, Fama (Faculdade Mauá), Iesa (Instituto de Ensino Superior de Santo André) e FAD (Faculdade Diadema), ambas do grupo Uniesp, Fatecs de São Bernardo e São Caetano, Faculdade de Direito de São Bernardo, Fasb (Faculdade de São Bernardo), Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano e Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), esta última fechada neste ano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;