Cultura & Lazer Titulo Arte
Pinacoteca recebe exposição de Betto Damasceno

Público tem até dia 16 de janeiro para visitar
obras da série ‘Desenho’ criadas com carvão

Vanessa Soares Oliveira
Do Diário do Grande ABC
14/12/2015 | 06:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Os apreciadores de arte têm a oportunidade de conhecer uma obra diferenciada em São Bernardo. É que a Pinacoteca recebe, pela primeira vez, a exposição da série Desenhos, do artista plástico Betto Damasceno.

Para compor os 16 trabalhos da mostra, sombrios e muitos deles representando pessoas e paisagens, o artista usou de carvão em diversas bases – papel canson, craft, cartolina e páginas de jornal. A ideia de usar a matéria-prima, explica, surgiu quando viu o trabalho realizado por outras pessoas. Só que, ao testar o material, constatou que era melhor do que esperava, porque proporciona variações de sombras e efeitos. “Com o carvão tenho total liberdade de expressão e movimentos. Mergulho em uma ponta da folha e volto à superfície na outra ponta. Quando olho, vejo um novo ser surgir de um monte de rabiscos e manchas e isso provoca um imenso sorriso de satisfação.”

Profissional da área comercial, Damasceno sempre foi um apreciador de arte e frequentava exposições e vernissages. Se tornou artista plástico após sofrer um grave acidente há 13 anos, que deixou sequelas e o fez se aposentar por invalidez. “Queria ter um quadro de arte em casa e resolvi eu mesmo pintar. Depois do primeiro não parei mais”, lembra.

Sem formação artística, Damasceno é autodidata, livre de influências e cria suas obras utilizando materiais diversos. “Tudo vem da minha própria inspiração”, ressalta.

Nascido e criado em São Bernardo, o artista já teve outras obras expostas na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, na Pinacoteca, como a série Olhar. Além disso, algumas de suas criações foram doadas à instituição, que visa difundir o acervo municipal de publicações relacionadas às artes visuais e divulgar os artistas da cidade.

Serviço – Exposição segue até dia 16 de janeiro. Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105), Bairro Jardim do Mar. O horário de funcionamento é das 10h às 18 h e, nas quintas-feiras, até 21h. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;