Internacional Titulo
Igreja Universal é acusada de incitar ódio no Uruguai
Por Da AFP
23/05/2004 | 20:42
Compartilhar notícia


A evangélica Igreja Universal do Reino de Deus, de origem brasileira, foi denunciada na Justiça no Uruguai por "incitação ao ódio". Segundo a mãe-de-santo Susana Andrade, a acusação foi feita pelos contínuos ataques à umbanda.

"Inventam um monstro e inventam que o matam para impressionar as pessoas", contou Susana, que é presidente das IFA (Instituições Federadas Afro-Umbandistas) no Uruguai. Ela ressaltou ter apresentado a ação de forma pessoal, porque a "idéia é de que outras denúncias se somem".

A mãe-de-santo, que também dirige o jornal religioso Atabaque, disse que os ataques são feitos por intermédio de dois programas de TV transmitidos diariamente pela Igreja Universal, à 0h, por dois canais de Montevidéu.

Segundo Andrade, o poderio econômico da Universal, autodefinida como evangélica, que lhe permite manter ambos os espaços na TV sem publicidade, mostra que "travamos uma luta desigual".

Susana Andrade contou que, em sua ação, "na qual está em jogo a liberdade de culto, que até agora nos foi negada, restringida ou limitada, ao se estabelecer de forma sistemática (pela Universal) que o mero contato com qualquer pessoa que pratique nosso culto, essencialmente espírita, é causal para sofrer a totalidade dos males físicos, econômicos e sociais".

Ela lembrou que os programas mostram os rituais umbandistas associados "a situações de horror, doença e morte", atribuindo-lhes "danos irreparáveis à moral e integridade física das pessoas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;