Economia Titulo
Merkel pede a Parlamento da Alemanha que apoie negociações com a Grécia
Por
17/07/2015 | 06:49
Compartilhar notícia


A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu hoje aos parlamentares do país que abram o caminho para negociações sobre um terceiro pacote de ajuda para a Grécia, com o argumento de que seria negligência não tentar chegar a um acordo definitivo com Atenas.

Depois do acordo preliminar fechado com a Grécia na última segunda-feira, o governo alemão precisa do aval do parlamento para iniciar conversas sobre detalhes do novo pacote, que terá duração de três anos e poderá chegar a 86 bilhões de euros (US$ 93,7 bilhões).

O parlamento alemão vai votar hoje sobre o programa de ajuda para a Grécia, em sessão especial que teve início às 5h (de Brasília). Em discurso antes da votação, Merkel disse que os parlamentares têm pela frente uma "decisão por uma Europa forte e uma zona do euro forte".

Segundo Merkel, o acordo preliminar tem mais vantagens que desvantagens e uma eventual saída temporária da Grécia da zona do euro geraria grandes riscos e "caos previsível".

Merkel disse também que a Alemanha quer manter a Grécia na zona do euro, apesar das diferenças políticas, e admitiu que o acordo será duro para Atenas e exigirá enormes esforços dos gregos e da Europa. A chanceler prometeu ainda uma "rígida supervisão" das medidas de austeridade previstas no acordo.

Enquete divulgada ontem indica que o Parlamento alemão vai aprovar o acordo, apesar das ressalvas de alguns membros da coalizão governista. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;