Política Titulo
Corpo de Aureliano Chaves é enterrado em Minas Gerais
Por Do Diário OnLine
01/05/2003 | 17:20
Compartilhar notícia


O corpo do ex-vice-presidente da República Aureliano Chaves de Mendonça foi enterrado na tarde desta quinta-feira no município de Itajubá, em Minas Gerais, ao lado do túmulo de sua esposa, Minervina Sanches de Mendonça, que morreu no ano passado. Chaves faleceu na quarta-feira, aos 74 anos, em um hospital de Belo Horizonte onde estava internado há cerca de 15 dias por causa de uma crise de diabetes. Ele também apresentava quadro de infecção pulmonar e insuficiência cardíaca.

O velório do ex-vice-presidente foi realizado durante toda a noite no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. O vice-presidente da República, José Alencar; o ministro dos Transportes, Anderson Adauto; o presidente do Senado, José Sarney; o senador Pedro Simon e o ex-vice-presidente Marco Maciel estiveram presentes para prestar homenagens ao político.

Aureliano Chaves nasceu em 1929, no município mineiro de Três Pontas. Ele começou a carreira política pela UDN, partido pelo qual se elegeu deputado estadual na década de 50. Fez parte dos políticos mineiros que apoiaram o golpe militar de 1º de abril de 1964, que derrubou o governo constitucional do presidente João Goulart e instituiu a ditadura militar no país.

Chaves exerceu o mandato de deputado federal por duas vezes (eleito em 66 e reeleito em 70) e foi nomeado pelo então presidente Ernesto Geisel governador de Minas Gerais, nos anos 70. Renunciou ao cargo em 1978 para disputar a vice-presidência da República ao lado de João Baptista Figueiredo (governo de 79 a 85).

O político mineiro chegou a ocupar a Presidência do Brasil por 49 dias em 1981, durante a convalescença de Figueiredo, que havia sofrido um infarto.

Aureliano Chaves também foi líder do PDS no movimento que elegeu Tancredo Neves presidente da República, em 1984. Ele comandou o ministério de Minas e Energia no governo de José Sarney (1985-1990). Em 1989, ele se afastou do governo para concorrer à sucessão presidencial, mas não obteve sucesso. Decepcionado, se afastou da política e passou a se dedicar ao cultivo de café e à criação de gado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;