Economia Titulo
Dólar fecha em alta próximo da estabilidade
Por Do Diário OnLine
21/02/2003 | 18:54
Compartilhar notícia


O dólar comercial desacelerou a tendência de alta nesta sexta-feira, após abrir o pregão em queda, e fechou próximo da estabilidade, cotado a R$ 3,615 na compra e R$ 3,620 na compra, ligeira valorização de 0,13%. Na semana, a moeda norte-americana acumulou queda de 1,23%

A possível guerra entre Estados Unidos e Iraque continua em destaque para investidores e operadores. A expectativa é de que o presidente americano, Geroge W. Bush, e o premiê britânico, Tony Blair, apresentem na próxima semana às Nações Unidas uma nova proposta de resolução que permita a intervenção militar contra Saddam Hussein.

Apesar da veemência dos EUA em insistir na guerra, países importantes no cenário internacional, como Rússia, França e China, são contra um confronto caso não seja provado que o Iraque produz, de fato, armas de destruição em massa. Por enquanto, o chefe de inspetores de armas da ONU, Hans Blix, diz que nenhuma prova concreta de tal produção foi encontrada.

Nesta sexta-feira, porém, um fato pontual contribuiu mais ainda para esvaziar os negócios, normalmente fracos na sexta-feira, já que investidores não gostam de ficar ‘descobertos’ de dólares no final de semana. Um depósito de gás e petróleo localizado no Sudoeste de Staten Island, em Nova York, pegou fogo após uma forte explosão. Segundo a rede CNN, uma embarcação carregada de gás propano que era abastecida em uma estação da Exxon Mobil no canal teria explodido, atingindo o depósito.

Internamente, o destaque da sexta-feira é o cenário político. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os 27 governadores de Estado, na Granja do Torto, no primeiro dos dois dias de encontro que tem como principal finalidade a discussão das reformas tributária e previdenciária. Porém, com altas dívidas, é esperado que os governadores peçam socorro financeiro à União e tentem renegociar suas dívidas.

Bovespa - Após operar em queda por causa de uma má notícia nos Estados Unidos, a Bolsa de Valores de São Paulo inverteu a tendência e fechou o pregão desta sexta-feira em alta de 1,11%. O Índice Bovespa, que reúne as ações mais negociadas, ficou em 10.330 pontos.

O principal título da dívida externa brasileira também subiu. O C-Bond teve alta de 1,07%, cotado a 71% do seu valor de face. Já o risco-país recuou 2,13%, na casa dos 1.286 pontos, menor valor desde 16 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;