Cultura & Lazer Titulo
Tentações para stonemaníacos
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
02/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Está nas lojas a segunda fornada de relançamentos dos álbuns dos Rolling Stones produzidos após 1970. Desta vez, a Universal recolocou nas prateleiras os discos "Some Girls" (1978), "Emotional Rescue" (1980), "Tattoo You" (1981) e "Undercover" (1983), em versões remasterizadas e com preço médio de R$ 28 cada. Os CDs evidenciam a força musical e também as fragilidades dos legendários roqueiros ingleses.

Se for levado em conta o alto nível da extensa discografia stoneana - que atingiu o cume criativo no início da década de 1970, com trabalhos como "Sticky Fingers" e "Exile on Main Street" - é possível dizer que "Some Girls" e "Tattoo You" são nitidamente superiores aos outros dois.

A primeira faixa de "Some Girls", "Miss You", é um aceno da trupe de Mick Jagger aos fãs da disco music. Mas apesar de dialogar com gêneros que dominavam a programação das rádios à época, o álbum não apresenta perda de energia roqueira (como fica evidente em "Lies") e é recheado de boas canções, como "Beast of Burden" e "Far Away Eyes".

Logo na abertura, "Tattoo You" atesta o poder de fogo dos decanos músicos britânicos, com sua característica sonoridade encharcada de blues e rock primal. O ouvinte é seduzido pelo riff de "Start me Up", que desde então tem levantado plateias de estádios mundo afora. Irrepreensível, o disco conta ainda com a grudenta balada "Waiting on a Friend".

"Emotional Rescue" e "Undercover" reúnem composições irregulares e representam produções menores na história de um grupo que ajudou a escrever a cartilha roqueira. No caso do primeiro, salva-se a vibrante "She's so Cold" e, no repertório do segundo, a dançante "Undercover of The Night" é honrosa exceção entre criações pouco inspiradas.

Até o fim do ano, a gravadora promete relançar 14 discos, quatro de cada vez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;