Política Titulo
Secretário deixa presidência do PR para migrar para o PPS

Líder da sigla diademense, José Carlos Gonçalves será alterado pelo vereador Luiz Paulo Salgado

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
07/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Secretário de Transportes de Diadema e presidente do PR na cidade, José Carlos Gonçalves deixará a legenda para migrar para o PPS em projeto que visa fortalecer a sigla no âmbito local – que atualmente não possui fortes lideranças.

A estratégia tem, inclusive, a benção do comandante do diretório paulista do PPS, deputado federal Alex Manente. O parlamentar recebeu amplo apoio do prefeito Lauro Michels (PV) na eleição de outubro, na qual garantiu vaga na Câmara. Somente em Diadema, Alex angariou 8.919 votos. Além da adesão, o plano prevê garantir a entrada do PPS no arco de alianças para o projeto de reeleição do verde na sucessão de 2016.

A ideia simultaneamente enfraquecerá o PR, que perderá lugar de destaque no primeiro escalão do Paço. A Pasta de Transportes é uma das cobiçadas entre os aliados. O chefe do Executivo revelou que pretende efetuar pelo menos duas modificações no secretariado. Comenta-se, porém, que os republicanos deverão ficar com cargo de menor expressão.

Atualmente, a legenda é a segunda maior da base de sustentação do governo Lauro Michels, com quatro vereadores na Câmara: Talabi Fahel, Reinaldo Meira, José Zito da Silva, o Zezito, e Luiz Paulo Salgado, que vai herdar a cadeira de presidente do diretório.

Mesmo contestado por outros aliados, Zé Carlos segue com prestígio com o prefeito diademense, que recentemente refutou rumores de sua saída da Pasta de Transportes. A principal revolta dos demais integrantes da bancada situacionista foi a desarticulação promovida pelo líder republicano na eleição interna do Legislativo, ocorrida em dezembro.

A sigla se dividiu entre sustentação e oposição, proporcionando constrangimento para a campanha de José Dourado (PSDB), escolhido por Lauro, que acabou vencendo o pleito, mas com dificuldade diante das movimentações contrárias de Meira e Luiz Paulo e ingerência de Zé Carlos.

O episódio teria rendido descontentamento também ao verde. Por outro lado, ele teria recuado de eventual punição para ingressar no projeto de engrossar o PPS, que há muito tempo não figura com representatividade no município.

A última vez que concorreu ao Paço foi na eleição de 2000, com José Augusto da Silva Ramos (hoje no PSDB), derrotado por José de Filippi Júnior (PT), no segundo turno. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;