Setecidades Titulo
Índice de homicídios cai 22% na região
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
20/04/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


As delegacias da região registraram queda de 22% no número de homicídios dolosos (em que há intenção de matar) no primeiro trimestre deste ano. Os dados são comparativos com o mesmo período de 2010. O número caiu de 82 para 64, conforme aponta levantamento da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

A única cidade que registrou aumento no número de ocorrências foi Mauá, que saltou de quatro para 16. A redução maior foi observada em Santo André, onde foram registrados 29 casos no ano passado, contra 16 em 2011. As cidades de São Caetano e Rio Grande da Serra foram as únicas que não tiveram nenhuma ocorrência nos dois períodos levantados.

Com a meta de zerar o índice de homicídios na região, o coronel José Luiz Martins Navarro, comandante da Polícia Militar no Grande ABC, atribuiu a redução do índice às estratégias integradas de inteligência entre as polícias Civil e Militar, que contam com o apoio de denúncias realizadas pela população. "Fizemos uma distribuição mais inteligente do nosso policiamento e mapeamos as áreas com maior indicador criminal para agirmos de forma preventiva. Descobrimos que boa parte dos crimes não poderia ter sido evitada, mas temos nos empenhado para reduzirmos o índice de forma constante." Nas áreas periféricas, rurais, desabitadas e localizadas próximas às bocas de fumo são onde persistem as maiores incidências de ações criminosas, como homicídios.

De acordo com o coronel, um dos fatores que contribuíram para a melhora no índice foi a Operação Alvorada, iniciada em novembro, que consiste na realização de blitze diárias de hora em hora, da 1h às 4h. O objetivo é aumentar a ostensividade do policiamento durante a madrugada e diminuir o número de homicídios e tráfico de drogas. As operações são feitas simultaneamente nas sete cidades, e os locais são escolhidos conforme o índice de criminalidade.

ROUBO DE VEÍCULOS
Para Navarro, um dos motivos que levaram o 1º DP (Distrito Policial) de Diadema, no Centro, a registrar o maior número de ocorrências de roubo de carros no primeiro trimestre foi a proximidade com a Capital. "É uma rota de fuga. Isso facilita a ação de bandidos." Aos motoristas desatentos, a recomendação é que procurem guardar os carros em estacionamentos seguros. De janeiro a março foram computados 443 casos de roubos e furtos de veículos naquela região.

Maior número de ocorrências é no 3º DP de São Bernardo

A área de circunscrição policial do 3º DP (Distrito Policial) de São Bernardo responde pelo maior número de homicídios ocorridos no período na região: oito. Entre as localidades de abrangência do distrito estão os bairros Assunção, Demarchi, dos Casa, Vila Marchi, Vila Euro, jardins Brasília e das Oliveiras.

Todos os casos seguem em investigação, sendo que dois foram crimes passionais. O delegado seccional de São Bernardo, Rafael Rabinovici, justificou o maior número regional ao tamanho da área sob responsabilidade do 3º DP. "Temos alguns bairros afastados que contribuem para a ocorrência desse tipo de crime. Na periferia há mais pessoas em bares, o que pode ocasionar mais homicídios por conta da ingestão de bebidas alcoólicas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;