Esportes Titulo Azulão
São Caetano tenta decifrar o 'incógnito' Juventude no Sul

Equipe da região busca terceira vitória fora de casa para se aproximar do G-8 na Série B do Brasileirão

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
11/08/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Animado com as três vitórias seguidas na Série B do Campeonato Brasileiro, o São Caetano enfrenta uma incógnita que responde pelo nome Juventude, hoje, às 19h30, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A oscilação do time gaúcho - 17º lugar, com 19 pontos - é surpreendente. Na última rodada, por exemplo, bateu a Portuguesa, no Canindé, mas no duelo anterior havia perdido para o Vasco, em casa.

É com esse efeito gangorra do adversário que o técnico do Azulão, Antonio Carlos, pede máxima atenção. O time está em 12º, com 21.

"O Juventude conta com jogadores de qualidade e tem feito bons jogos. Nós também passamos por isso. Fizemos boas partidas em algumas ocasiões mas não vencemos. Será uma outra partida muito difícil para a gente. No entanto, se quisermos atingir nossa meta (terminar o primeiro turno entre os oito primeiros), temos de manter a regularidade", disse.

O São Caetano terá três desfalques: os zagueiros Artur, Anderson Marques e Douglas, suspensos. Roger deve substituir Artur, que vinha atuando de lateral-direito. Douglas cumpre o último dos quatro confrontos de suspensão impostos pelo STJD pelo desentendimento com o atacante Christian na partida contra a Portuguesa, na décima rodada.

Anderson Marques ocupou o lugar de Douglas nos últimos três jogos. No entanto, como agora também está suspenso, Antonio Carlos deve improvisar o volante Diogo Orlando na função. Ele ainda relacionou o zagueiro João Gabriel, da equipe sub-20.

Caso seja utilizado no duelo, João Gabriel será o segundo atleta da base a ganhar oportunidade no time principal com Antonio Carlos. O primeiro foi Wendell, que na última rodada fez o gol da virada (2 a 1) sobre o Brasiliense. Foi o primeiro gol dele como profissional.

Vice-artilheiro da equipe sub-20, com 11 gols, no último Paulista, Wendell sonha com uma vaga. "O time tem excelentes atacantes, mas com respeito a todos, tenho de buscar meu espaço."

Embora tenha sido expulso na rodada passada, Antonio Carlos comandará o time do banco de reservas. Ao contrário dos jogadores, técnicos não pegam suspensão automática. Assim, o treinador só não poderá ficar na lateral do campo se for punido pelo STJD.

O Juventude tem dois desfalques. O volante Walker, que se recuperava de lesão, torceu o tornozelo esquerdo e está fora. Os zagueiros Willian e Alexandre disputam a vaga. O também volante Tiago Renz sofreu fratura no dedão do pé e será substituído por Leanderson.

Batatais: Azulão visto sob outro olhar

A reação do São Caetano no torneio, embalada por três goleadas (ABC, Duque de Caxias e Campinense) e pela vitória sofrida sobre o Brasiliense (2 a 1), de virada, na última partida, está fazendo com que os adversários passem a olhar o time com mais atenção, avalia o zagueiro Marcelo Batatais.

"É uma competição muito difícil. Vamos pegar outro adversário forte e temos de ficar alertas. No entanto, os bons resultados dos últimos jogos nos trouxeram força e deram mais confiança para jogarmos de igual para igual com qualquer equipe", avaliou o jogador.

A exemplo do goleiro Luiz, Marcelo Batatais participou de todas as partidas da equipe na temporada. São 35 ao todo (19 no Paulista e 16 no Brasileiro).

A melhora na performance do setor defensivo nos últimos jogos ajudou o São Caetano a fugir das últimas posições na Série B do Brasileiro. O time levou 16 gols em 16 jogos e tem hoje a terceira defesa menos vazada da competição. Fica atrás apenas de Vasco e Ceará, que levaram oito e 14 gols, respectivamente.

"O time ajuda na marcação. Isso é bom, porque pode atacar com mais tranquilidade", explicou o zagueiro.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;