Cultura & Lazer Titulo Três atos, três séculos
Três formas de amar

Espetáculo Arrufos, do Grupo XIX, aporta na Escola Livre de Santo André para quatro sessões gratuitas

Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
24/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O espetáculo Arrufos, do Grupo XIX, que na semana passada levou o Prêmio Shell de melhor cenário, aporta na Escola Livre de Santo André, para quatro sessões gratuitas, na quarta e na quinta-feira. A trupe ainda oferece a oficina O Ator Criador, ministrada por Janaína Leite na quinta-feira, às 10h, também com entrada franca.

"Arrufos é resultado de uma longa pesquisa a respeito das relações afetivas desde o século 18 até os dias de hoje", explica o diretor Luiz Fernando Marques, premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) por seu trabalho nesta peça.

A apresentação está dividida em três atos. O primeiro, como explica Marques, foca o século 18, "com a presença da igreja e o amor como propriedade". O segundo debruça-se sobre o "amor romântico" do século 19, e o terceiro, sobre o chamado amor líquido, conceito defendido pelo sociólogo alemão Zigmunt Bauman.

"É algo que remete mesmo à imagem do líquido, de um amor que se espalha e está em todos os lugares. É o amor que se vive hoje, menos rígido", explica Marques.

Cada ato de Arrufos, porém, não fica estanque ou limitado em seu entendimento cronológico. Isso porque o tempo todo os atores interagem com o público, estabelecendo uma ponte entre os valores do passado e as ideias do presente.

"Cada pessoa constrói o entendimento de acordo com seu repertório. Há quem ame hoje com valores do século 19 ou 20", afirma.

A peça é encenada em um teatro de arena de estrutura metálica, que o Grupo XIX trouxe completo de sua sede em São Paulo (na Vila Maria Zélia) para Santo André. O público se acomoda em pares sobre almofadas e cada um tem ao lado um abajur de época diferente para ficar aceso ou apagado em diferentes momentos da encenação. Esta é, inclusive, uma saída curiosa e inventiva do grupo para a iluminação.

Marques diz que Arrufos chega à cidade por meio de um PAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Ele tinha a possibilidade de escolher uma cidade fora da Capital para exibir Arrufos e elegeu justamente a sede da Escola Livre de Santo André, onde coordena, desde o ano passado, o núcleo de direção. É uma forma de oferecer essa oportunidade aos alunos e também ao público do Grande ABC. Não há previsão de levar Arrufos para outros espaços da região.

Arrufos - Teatro. Dir.: Luis Fernando Marques. Com o Grupo XIX de Teatro. Na Escola Livre de Santo André (Teatro Conchita de Moraes) - Praça Rui Barbosa, bairro Santa Terezinha, Santo André. Tel.: 4996-2164. Quarta-feira, às 15h e 20h; quinta-feira. às 16h e 20h. Grátis. Oficina na quinta-feira, das 9h às 13h (basta comparecer no dia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;