Setecidades Titulo Festas
Ato de amor transforma
Natal de crianças abrigadas

Voluntários levam pequenos para passar festas em família;
tanto pequenos quanto adultos comemoram a experiência

Por Andressa Dantas
Especial para o Diário
23/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um ato de amor e generosidade mudou a rotina de crianças que vivem em abrigos temporários em Santo André. Acolhidas por famílias solidárias durante as festas de fim de ano, elas passarão os próximos dez dias vivenciando a rotina de se ter um lar.

Os nove abrigos da cidade são mantidos pela Instituição Social Brasil Novo e abrigam 165 crianças. Cinquenta delas, cerca de 30%, terão a chance de conviver com pais, mães, irmãos e tios ‘postiços'. A experiência é comemorada tanto pelos pequenos quanto pelos adultos e é capaz de modificar a vida e os sentimentos dos dois lados.

Para quem perdeu o contato ou pouco se relaciona com a família de origem, tudo é motivo de festa. Em entrevista ao Diário, as crianças contaram o quanto gostam desta época do ano.

A expectativa pelos presentes e pelo encontro com a família acolhedora deixa cada um em contagem regressiva.

"Os tios são sempre muito legais. A gente gosta muito quando eles nos visitam. Mas a melhor parte sempre é passar o Natal fora, porque sempre fazemos passeios e ganhamos presentes e atenção", disse uma delas.

Os interessados cadastrados no projeto passam por entrevista com a psicóloga e com os coordenadores das casas, e normalmente já são voluntários na instituição.

As crianças liberadas para participar do programa chegaram ontem aos lares provisórios e retornam ao abrigo apenas no dia 2.

"É uma iniciativa maravilhosa. Já participo do grupo há dois anos e garanto que é uma experiência de amor sem fim. O difícil é levá-las de volta para o lar", contou a vendedora Claudineia Queiroz, 41.

A experiência é contagiante e o número de pessoas que se dedicam a alegrar o Natal dessas crianças é cada vez maior.

Há cinco anos o administrador de empresas Felipe César Pereira, 28, participou de festa no Dia das Crianças. Depois disso, reuniu amigos e procurou instituição para colaborar. Foi quando encontrou o Lar Em Busca de Sonhos, uma das nove casas mantidas pela Brasil Novo.

"Nosso objetivo é simplesmente fazer o bem. Começamos com uns dez amigos e hoje já temos equipe de quase 50. Nas festas levamos doces, presentes e o mais importante, muito carinho", explicou Pereira.

Durante todo o ano, a instituição promove eventos de aproximação entre crianças e padrinhos (pessoas que contribuem com doações ou simplesmente com visitas), como festas comemorativas e entrega de sacolinhas.

Os bebês também são beneficiados pelo programa, mas saem apenas para as casas dos educadores do instituto.

De acordo com Claudineia, cria-se relação afetiva com a criança e é praticamente impossível buscá-las apenas para as festas.

"Eu me apeguei tanto a uma das crianças que entrei com processo de adoção. Tenho uma filha de 18 anos e ela também queria muito. Mas o garoto já foi adotado. Ao menos terei a oportunidade de me despedir dele neste Natal", destacou Claudineia.

A expectativa pela chegada dos visitantes contagia a família da assistente social Eliane Cristina Monteiro, 48, que já participa do programa há dois anos.

"Aqui em casa todos ficam ansiosos pela chegada da criança. A minha filha tem 4 anos, a mesma idade da menininha que pegamos. Elas já são grandes amigas, meu marido e eu a levamos para passeios e já conseguimos liberação da juíza para que ela possa viajar com nossa família", explicou Eliane.

Para tornar-se uma família solidária, basta procurar o Brasil Novo (www.brasilnovo.org.br) e se cadastrar para participar do projeto.

 

Situação temporária deve ser bem esclarecida

 

As crianças que vivem em abrigos temporários estão, em sua maioria, em situação de risco pessoal, que englobam maus-tratos, doenças graves em que a família não tem condições para arcar com os custos do tratamento e diversas situações de violência.

Para que os menores recebam autorização para sair com famílias solidárias, é necessário que tanto a criança quanto os voluntários estejam preparados para encarar a situação provisória.

Se a relação não estiver claramente estabelecida entre os envolvidos, pode resultar em uma experiência negativa para ambos.

Para a neuropsicóloga infantil Fabiana Jacopucci, a iniciativa possibilita às crianças uma maneira diferente de enxergar o mundo, mas é necessário que fique claro para os pequenos que trata-se apenas de um passeio.

"É muito importante que tudo fique claro no início. As famílias devem tratar a criança como se fosse um sobrinho, e não um filho. Isso diminui a possibilidade de frustração e a sensação de abandono", explicou Fabiana.

De acordo com a coordenadora geral do Instituto Social Brasil Novo, Mari Terezinha Cubas, há um intenso trabalho de conscientização das crianças e das famílias, esclarecendo a situação.

"As famílias normalmente já são voluntárias e participam de eventos nas casas. Sabem que não é saudável criar vínculos com as crianças", destacou Mari.

De acordo com a coordenadora do instituto, a iniciativa faz com que os menores fiquem mais felizes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;