Política Titulo
Morre de infarto último emancipador de Mauá
Por Do Diário do Grande ABC
29/09/2008 | 07:26
Compartilhar notícia


Mauá perde seu último emancipador. Foi enterrado ontem, no Cemitério da Vila Assunção, em Santo André, Nelson Chiarotto, um dos responsáveis pelo movimento de emancipação do então distrito de Santo André.

Chiarotto morreu no sábado, na Santa Casa de São Paulo, aos 81 anos, vítima de infarto em decorrência de cirurgia de aneurisma.

A família Chiarotto - uma das mais tradicionais do município - chegou à cidade em 1908 com Rinaldo Chiarotto, pai de Nelson. Em outubro de 1959 fundaram a Indústria de Porcelana Técnica Chiarotto, da qual Nelson foi presidente.

Mauá obteve a emancipação político-administrativa em 22 de novembro de 1935. No plebiscito, mais de 650 eleitores votaram favoráveis à emancipação e sete foram contra. A oficialização do município ocorreu por meio da lei 2.456 de 30 de dezembro de 1953, pelo então governador Lucas Nogueira Garcez. Mauá passou a existir em 1º de janeiro de 1955.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;