Internacional Titulo
Bush aumenta poderes da CIA para matar terroristas
Por Do Diário OnLine
15/12/2002 | 12:38
Compartilhar notícia


A Agência Central de Inteligência Americana (CIA) recebeu do governo do presidente George W. Bush uma lista de terroristas que poderá matar caso a captura não seja possível e possa causar a mortes de civis, segundo a edição deste domingo do jornal americano The New York Times.

Na lista estão nomes como o do chefe da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, o egípcio Ayman Al-Zawahiri – apontado como braço-direito de Bin Laden –, entre outros líderes de grupos terroristas. De acordo com o jornal, a Casa Branca e a CIA não quiseram comentar o assunto.

O New York Times afirma que embora Bush tenha autorizado a CIA a matar nessas situações, não anulou a ordem executiva que proíbe assassinatos. O presidente definiu os terroristas incluídos na lista como combatentes inimigos, o que tornaria o uso da força legítimo.

Um dos líderes da Al Qaeda, Qaed Salim Sinan al-Harethi, conhecido como Abu Ali, suspeito de planejar o atentado contra o navio americano USS Cole em 2000, foi morto pela CIA no mês passado no Iêmen com um míssil atirado por um avião não-tripulado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;