Esportes Titulo
'Efeito casa' é mantido e melhores classificados fazem a semifinal
Por Fernão Silveira
Do Diário OnLine
06/12/2001 | 00:26
Compartilhar notícia


Os quatro melhores classificados para a segunda fase do Campeonato Brasileiro, privilegiados com a vantagem de disputar as quartas-de-final em suas respectivas casas, asseguraram passagem para as semifinais do torneio nacional. São Caetano (1º), que eliminou o Bahia (8º), Atlético-PR (2º), que tirou o São Paulo (7º), Fluminense (3º), que superou a Ponte Preta (6ª), e Atlético-MG (4º), que passou pelo Grêmio (5º), seguem na briga pelo título.

No domingo, também em uma única partida, o Azulão recebe o Galo mineiro no Grande ABC e o Furacão encara o Tricolor carioca na Arena da Baixada (Curitiba). Os anfitriões, melhores classificados na primeira fase que os visitantes, seguem na semifinal com a vantagem de jogar pelos empates no tempo normal e na prorrogação.

Caso o 'efeito casa' prevaleça no próximo domingo, o campeão brasileiro de 2001 será um time que jamais levantou a taça nos 30 anos de competição: São Caetano (vice na Copa João Havelange, em 2000) ou Atlético Paranaense. Atlético-MG, em 71, e Fluminense, em 84, já tiveram o gostinho de faturar o Brasileirão.

Maus anfitriões - Os visitantes não tiveram vez nesta quarta-feira. O 'pior' anfitrião foi o Atlético-MG, que passeou no Mineirão e fez 3 a 0 no Grêmio. O jogo foi dos artilheiros: Guilherme marcou dois em sua ex-equipe; Marques completou o placar. Mas os gaúchos têm um belo consolo para ajudar a esquecer da gozação dos colorados: já estão na Libertadores da América 2002, graças à conquista da Copa do Brasil.

Outro anfitrião que nem precisou de tempo extra para despachar o visitante foi o Atlético Paranaense. Sem o sossego do Galo, o Furacão fez 2 (Kléber e Alex Mineiro) a 1 (Adriano) no São Paulo e manteve o tabu de não perder para o Tricolor paulista na Arena da Baixada.

Já São Caetano e Fluminense deram mais canseira para seus torcedores e só se livraram das 'visitas' depois de colocar a vassoura atrás da porta: na prorrogação.

O Flu e Ponte Preta ficaram em 1 a 1 no tempo normal: Caio abriu o placar para o Tricolor carioca e Humberto empatou para a Macaca. No tempo extra, Magno Alves marcou duas vezes para garantir o presente do aniversariante Osvaldo de Oliveira, técnico que fez 51 anos nesta quarta-feira. Macedo até tentou atrapalhar a festa.

O São Caetano, disparado o melhor time da primeira fase, foi o único que tirou pleno proveito da vantagem dos empates. Depois de 0 a 0 no tempo normal, a manutenção da igualdade sem gols na prorrogação garantiu à equipe do Grande ABC a segunda disputa de semifinal seguida em Campeonatos Brasileiros. Aliás, em seus 12 anos de vida, o São Caetano só disputou dois torneios nacionais na primeira divisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;