Esportes Titulo
Leão se recupera de tropeços e vira o 'rei do Brasileirão'
Raphael Ramos
Especial para o Diário
15/12/2004 | 10:24
Compartilhar notícia


Depois de campanhas pífias no Santos e no Cruzeiro, o técnico Emerson Leão se encontrou no São Paulo e, mesmo em um curto espaço de tempo, tornou-se o técnico com melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro. À frente do Tricolor, o treinador ganhou 72,5% dos pontos disputados em 17 jogos, com 11 vitórias, quatro empates e apenas duas rodadas.

Com Leão no banco de reservas, o São Paulo saltou da sétima para a terceira posição na tabela. O ataque superou a saída de Luís Fabiano e passou a ter uma média de 2,29 gols por partida ante 1,39 da Era Cuca - dos 78 gols marcados, metade foram nos 17 jogos que Leão esteve no clube. Foi com o treinador, inclusive, que a equipe aplicou a maior goleada do Nacional: 7 a 0 sobre o Paysandu e, de segunda melhor defesa da competição, passou a ter menor média de gols sofridos por jogo.

No comando do Santos, quando treinou a equipe nas quatro primeiras partidas da competição, Leão conseguiu três pontos em 12 disputados. No entanto, o estopim para a saída do treinador não foi o aproveitamento de 25%, mas sim a goleada de 4 a 2 sofrida diante da LDU nas oitavas-de-final da Libertadores.

Depois, o técnico assumiu o Cruzeiro. Na estréia, bateu o São Paulo, que o contrataria três meses depois. Em Minas, Leão teve aproveitamento de 41% dos pontos disputados, quando conseguiu apenas cinco vitórias, um empate e sete derrotas.

Líder - No quesito regularidade, Vanderlei Luxemburgo é o melhor técnico do Campeonato Brasileiro. O treinador - que no domingo pode levar o Santos ao bicampeonato, além de conquistar seu quinto título do torneio - assumiu a equipe da Baixada na quinta rodada. De lá para cá, conquistou 67,4% dos pontos que disputou. Com 25 vitórias (sete delas de forma consecutiva), oito empates e oito derrotas, Luxemburgo ganhou 83 pontos.

Logo na cola, vem Levir Culpi. O treinador do Atlético-PR tem 64,2% de aproveitamento. Após reconduzir o Botafogo à Primeira Divisão, Culpi ficou apenas três rodadas foi para a o Furacão. Em 41 jogos, faturou 81 pontos e chegou a ficar 15 rodadas invicto. No entanto, mesmo se for campeão no domingo (precisa ganhar do Botafogo e torcer para o Santos não vencer o Vasco), não consegue superar a média de aproveitamento de Luxemburgo.

O único técnico que possui mais de 60% de aproveitamento dos pontos disputados e corre o risco de ficar de fora da Copa Libertadores de 2005 é Péricles Chamusca. O treinador do São Caetano que conseguiu 62,9% da pontuação que disputou em 27 jogos, precisa não só reconquistar os 24 pontos que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) tirou de sua equipe devido a morte de Serginho, como torcer para um tropeço do Palmeiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;