Política Titulo Consórcio
Consórcio perto de ter aval para criar diretoria de desenvolvimento

Segundo informações das prefeituras do Grande ABC, a entidade regional depende só da Câmara de Diadema para autorização final

Heitor Agricio
Especial para o Diário
15/03/2022 | 00:02
Compartilhar notícia
Reprodução


O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC está mais próximo de receber a autorização das sete cidades para criar a diretoria de Desenvolvimento Econômico, proposta aprovada em assembleia pelos chefes dos Executivos municipais da região em fevereiro de 2019 e que tem como objetivo desenvolver trabalhos que auxiliem os diversos setores da economia. O avanço ocorreu semana passada, quando a Câmara de Diadema aprovou, em primeira votação, projeto do Executivo que dá aval à iniciativa da entidade – município é o único que falta. 

Apesar de ser praticamente certo que o Legislativo de Diadema também votará favorável na segunda discussão do projeto – na primeira, a aprovação foi por unanimidade dos vereadores –, a entidade regional ainda não tem prazo para definir quem ocupará o comando da diretoria e quando iniciará os trabalhos.

As prefeituras do Grande ABC, por sua vez, avaliam como relevante a proposta de criar a diretoria dentro da entidade regional. “O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico só têm a ganhar com a nova diretoria, que terá o olhar focado para o desenvolvimento econômico da região”, informou São Bernardo, em nota. 

Aliás, a Agência já realizou duas reuniões com representantes do poder público, empresários e universidades, entre outros, para levantar demandas e apontar caminhos para a retomada econômica da região.

São Caetano informou que aprovou a criação da diretoria em 2020, por entender a importância de “ampliar as informações e indicadores socieconômicos de nossa região”. “Não obstante o excelente trabalho que a Agência de Desenvolvimento vem realizando, vivemos um momento desafiador, que exige a união de esforços, mobilizando as sete cidades de forma colaborativa, com foco na retomada econômica da região.”

A Prefeitura de Diadema, que ainda aguarda a aprovação em definitivo pela Câmara do projeto autorizativo ao Consórcio, avalia “ser saudável” a constituição de um departamento que planeje e projete ações regionais para a economia das sete cidades. “Quanto mais agentes públicos pensando em novas fórmulas para geração de empregos, fortalecimento da indústria e projeção de novas tecnologias, melhor”, informou, em nota.

Para a administração de Mauá, a implementação de diretoria específica é essencial sobretudo na organização, planejamento e levantamento de dados para produção de um diagnóstico sobre as necessidades e gargalos da economia do Grande ABC. “Esses dados são fundamentais para que os prefeitos possam desenvolver projetos que contribuam para a retomada do desenvolvimento e crescimento econômico da região no pós-pandemia, considerando as particularidades de cada município”, disse o prefeito Marcelo Oliveira (PT).

Já a Prefeitura de Rio Grande da Serra avaliou que a criação da diretoria, assim como foi a retomada da Agência de Desenvolvimento, a partir de 2021, é mais um “passo fundamental para balizar e coordenar as ações do desenvolvimento nas sete cidades” do Grande ABC. “É essencial para promover um equilíbrio socialmente justo na economia destas cidades, levando em conta a perfil socioeconômico de cada uma delas.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;