Internacional Titulo
Arma defeituosa da Otan pode ter matado 5 civis em Belgrado
Do Diário do Grande ABC
06/04/1999 | 10:17
Compartilhar notícia


Um responsável da Otan admitiu, nesta terça-feira, que um defeito em uma arma pode ter causado vítimas civis em Aleksinac (sul de Belgrado) durante os bombardeios realizados na noite desta segunda-feira, como anunciaram anteriormente fontes sérvias.

É a primeira vez, desde o início do conflito, que Otan reconhece que uma de suas armas pode ter causado mortes e ferimentos entre a populaçao civil.

Segundo a polícia iugoslava, o ataque deixou um soldado e cinco civis mortos. Dois corpos foram encontrados no começo desta terça-feira entre as ruínas de uma casa atingida por um bombardeio à cidade de Aleksinac. A rua onde ficava a casa foi completamente destruída por três mísseis. Uma terceira pessoa morreu na parte traseira da casa, mas uma mulher e uma criança que viviam no local conseguiram sobreviver. Um homem e sua filha, que residiam na mesma cidade, também foram encontrados mortos. Segundo um oficial da polícia, o número de feridos chegaria a 30.

O responsável da Otan, que pediu para nao ser identificado, nao confirmou as cinco mortes e 20 feridos anunciados em Aleksinac por fontes sérvias. "Sempre há uma possibilidade de uma arma funcionar mal ou ter uma falha técnica que provoque resultados nao esperados", declarou a fonte, referindo-se a informaçoes e imagens divulgadas pela televisao sérvia RTS sobre a destruiçao de inúmeros prédios, entre os quais um posto de emergência.

"A Otan atacou um objetivo legítimo na cidade de Aleksinac", indicou o responsável da Aliança, que se recusou a precisar a natureza do mesmo ou da arma utilizada e defeituosa. "Suspeitamos que uma arma funcionou mal, causando baixas civis", observou, simplesmente.

Aleksinac é uma cidade com 25.000 habitantes conhecida por suas minas de carvao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;