Cena Política Titulo
Consórcio à deriva?

Não sou adepto de futurologia.

Do Diário do Grande ABC
18/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Não sou adepto de futurologia. Muito em razão de, na política, o que vale hoje pode não valer amanhã. Mas, um assunto merece análise futurista do ‘se'. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), será o único em segundo mandato, a partir de janeiro, no Grande ABC. Por isso, deve comandar o Consórcio Intermunicipal. Em 2016, no último ano do primeiro mandato dos demais seis chefes de Executivo da região, o petista será o único que não poderá se reeleger. Portanto, deve ser presidente do Consórcio. Mas, se Marinho resolver disputar o governo do Estado em 2014, o vice Frank Aguiar (PTB) assumirá o Paço são-bernardense. E, em 2016, nos depararemos com sete prefeitos que buscarão renovar mandato. Quem assumirá o Consórcio? Neste ano, Mário Reali (PT-Diadema) era o presidente da entidade regional. Aidan Ravin (PTB)-Santo André) o vice. Ambos renunciaram com medo de infringir a Lei Eleitoral: políticos em cargos executivos - no caso, o colegiado de prefeitos funcionaria como uma autarquia - têm de se desincompatibilizar para as disputas eleitorais. Caso contrário, têm seus registros de candidatura inviabilizados. Há quem avalie que, se o Consórcio ficar sem comandante, não mudará muito o perfil dos últimos anos, período sem grandes avanços.

Cobrança

Sabesp estuda cobrar, via Justiça, R$ 685 milhões que a Prefeitura de Diadema deve para a autarquia estadual, porque a administração Mário Reali (PT) ainda não assinou contrato de transferência de 49% da Saned para a estatal. Projeto de lei já foi aprovado na Câmara, mas o prefeito não deu andamento, alegando que aguarda decisão do chefe do Executivo eleito, Lauro Michels (PV), que só sentará na cadeira em janeiro. Por 49% da Saned, a Sabesp perdoaria 75% da dívida e parcelaria o restante. Mas, o acordo pode ser desfeito com a insatisfação da Sabesp.

Diálogos

Mylene Benjamin Giometti Gamballi deixará a assessoria legislativa da Prefeitura de São Caetano para comandar a Secretaria de Assuntos Jurídicos de Santo André, que a partir do dia 1º estará sob comando de Carlos Grana (PT). A advogada elabora os projetos de lei da administração José Auricchio Júnior (PTB). Era o único nome que faltava ser anunciado no primeiro escalão petista.

Mãos à massa

O vereador Paulo Dias (PT) tem se preparado para assumir a Secretaria de Obras de São Bernardo. Deve ser o único parlamentar a ingressar no Executivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;