Memória Titulo Coluna
Caça e pesca no Centro da cidade

Chamava-se Casa de Pesca Tilápia e ocupou pelo menos dois endereços no Centro de Santo André, diversificando o comércio local e deixando rastros hoje recuperados por dois pesquisadores

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/04/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Já não tenho o doce encanto dos seus beijos/Vivo só, por este mundo sem amor/Outra boca com certeza agora é dona/Das carícias que eram cheias de calor.”

Sucesso de 1962 nas vozes de Rinaldo Calheiros e Silvana.

-----

A matéria ‘Ele vendia gibi no Cine Art’ (Memória, 12 de abril) me faz lembrar a nossa inesquecível jovem-guarda, um lindo sonho do passado. 

Naquela época também fui metido a cantor, e fui um grande ídolo no (Grande) ABC, em especial no Cine Santo Antonio, onde o programa era apresentado pelo Luiz. 

Chegamos a cantar com cantores famosos, como a dupla Silvana & Rinaldo Calheiros.Gostaria muito de fazer contato com o Dr. Gerson Gomes, para ver se ele se lembra de mim, e se ele poderia me arrumar algumas fotos nossa cantando.

Antonio Carlos Martinelli, de Santo André

-----

Advogado Gerson Gomes da Silva recorda da Casa de Pesca Tilápia quando o estabelecimento ficava na Rua General Glicério; pesquisadora Claudia Ferreira, do blog Santo André Ontem e Hoje, descobre a notícia da nova casa quando a mesma ficava na Rua Coronel Oliveira Lima, 441.

As duas informações mesclam memória oral – da lembrança do Dr. Gerson – com memória documental, característica do trabalho da Claudia, que lidera um grupo de memorialistas andreenses voltados à construção da memória da cidade.

- Da Rua General Glicério, além da Casa Tilápia, Dr. Gerson descobre outros 13 pontos, que hoje são saudades da aniversariante Santo André.

- Grupo Sérgio, que trouxe o rodízio de pizza para as antigas instalações da Eletroadiobraz – duas razões sociais substituídas no endereço por outras atividades.

- Escritório da Light and Power – a empresa de eletricidade que virou AES Eletropaulo e que, por sua vez, foi absorvida pela Enel Brasil, fundada em 2005.

- Singer – da famosa máquina de costura.

- Casa Central.

- Casa de Pesca Tilápia.

- Lojas Apolinário.

- Restaurante Guacyra.

- Casa Tokio.

- Foto Akimi.

- D’Andrea Modas, Eva Noivas, Casa de Lã – todas no interior de uma das primeiras galerias da cidade.

- Padaria Dall’Olio.

- Padaria Leão.

- A Exposição.

- Madeireira Dalla Verde.

Diário há meio século 

Quinta-feira, 16 de abril de 1970; ano 12; edição 1211

Manchete – Só um milagre salvará a Apolo 13: no retorno à Terra a nave dava sinais de estar se desintegrando.

Saúde – Vacinação contra a varíola no Grande ABC começa por São Bernardo.

Especial – Foi a última derrota. Endividado, o Santo André FC morreu. Declara o presidente Carlos Ernesto Pasinato: “Eu nada escondo. Aí estão as contas”.

Nota – Tristeza no futebol andreense de meio século atrás. Claro, transformado em EC, o Ramalhão daria a volta por cima. Seria promovido (e rebaixado, e novamente promovido) no futebol paulista. Chegaria ao título da Copa do Brasil de 2004. E hoje é o líder do Campeonato Paulista.

Publicidade – Pelé soca o ar no seu gesto característico. Veste elegante terno, a roupa 10. É a nova propaganda da Ducal. 

Em 16 de abril de...

1895 – A Câmara de São Bernardo acolhe proposta do cidadão Mania Luigi para a construção de 32 lampiões, dos quais dez implantados na estação de São Bernardo (hoje Santo André) e o restante nas ruas da Vila, hoje Centro de São Bernardo.

1920 – A fábrica de tecidos Kowarick obteve por compra uma grande área de terreno em Santo André a fim de serem construídos nela casas para os seus operários.

1960 – Servidores federais do Rio de Janeiro em mudança para Brasília, a quase nova capital. Em sua maioria, viajavam de ônibus.


Santos do dia 

- Benedito José Labre. Francês (1783-1748)

Hoje

- Dia Nacional da Voz

CORREÇÃO – Na Memória de terça-feira, o cruzamento citado é o da Rua Catequese com a Rua Padre Anchieta, e não com a Avenida Dom Pedro II, como foi citado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;