Setecidades Titulo
Páscoa judaica começa nesta segunda à noite
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
02/04/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Nada de ovos de chocolate. Com significado diferente, a Páscoa judaica recebe o nome de Pessach e relembra a passagem do povo judeu pelo Mar Vermelho depois de ser libertado da escravidão no Egito. Na cultura judaica, a Páscoa não ocorre só domingo que vem. Dura uma semana, começa no anoitecer desta segunda e só termina no escurecer do dia 10.

“É uma festa religiosa de liberdade”, explica o presidente da Arisa (Associação Religiosa Israelita de Santo André), Moysés Ber Kleiman.

Durante a semana do Pessach não se come pão, farinha ou fermentados porque a única coisa que os judeus comeram no deserto ao saírem do Egito foi massa feita com farinha de matzá e sem fermento. “Comemos para lembrar o sofrimento do nosso povo”, diz Ana Gedankien, 77 anos.

“Não deixamos de fazer nada. É uma festa familiar, por isso preferimos ficar em casa”. Outro motivo é que não se encontra a matzá em qualquer luga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;