Setecidades Titulo Mobilidade
Linha 18-Bronze pautará evento ibero-americano

Ramal que ligará região à Capital será debatido em São Caetano entre os dias 7 e 9 de maio

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
18/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A cidade de São Caetano, mais precisamente o campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), sediará a quinta edição do Eimus (Encontro Ibero-Americano de Mobilidade Urbana Sustentável), entre os dias 7 e 9 de maio. Durante o evento internacional, um dos temas que serão discutidos é a Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará o Grande ABC à Capital, destaca o prefeito de São Caetano e vice-presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), José Auricchio Júnior (PSDB).

O objetivo do Eimus é promover debate sobre aspectos importantes para as cidades no que diz respeito à mobilidade urbana sustentável. “Haverá troca de experiência importante. Vamos discutir questões do modal que vai ligar a região com a Capital, se é mais eficiente o Metrô ou BRT (sigla em inglês para sistema de transporte rápido por ônibus)”, explica Auricchio.

O prefeito se refere ao estudo que vem sendo feito pelo governo do Estado a respeito do sistema que será escolhido pelo governador, João Doria (PSDB), para a Linha-18. Embora o projeto original do ramal tenha o monotrilho como modelo, existe a possibilidade de adequação. A expectativa é a de que a decisão seja anunciada em junho.

“Quando se fala em transporte sustentável, inclusive com fonte de combustível renovável, políticas públicas de transporte de qualidade, entre outras competências, tem de se pensar sobre a Linha 18-Bronze do Metrô”, ressalta Auricchio. Outros assuntos que deverão ser discutidos são o compartilhamento de veículos e as fontes alternativas de combustível, como as eletrônicas. “Será bom para pensar o futuro do Grande ABC”, completa.

O Eimus é uma iniciativa da Asimus (Associação Ibero-Americana para a Mobilidade Urbana Sustentável), tem organização do Creces (Centro Regional para Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe) e conta com o apoio da FIU (Federação Ibero-Americana de Urbanistas), TMB (Transportes Metropolitanos de Barcelona), Associação Espanhola de Car-Sharing, Rede Nossa São Paulo e Unesco-Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe), além da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;