Economia Titulo
Com resultado apertado, Copom reduz os juros para 12,5%
Do Diário OnLine
18/04/2007 | 19:38
Compartilhar notícia


Como já era esperado, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou nesta quarta-feira o corte de 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic). Com a decisão, a taxa passou de 12,75% para 12,5% ao ano.

Na última reunião do Copom, em março, o corte também havia sido de 0,25 p.p. Esta é a 15ª reunião seguida que termina com queda da Selic. Apesar disso, o resultado foi apertado. Quatro membros do comitê defenderam o corte de 0,25, enquanto três queriam uma redução maior, de 0,5 ponto percentual.

A Selic é utilizada pelo governo para manter a política de controle de inflação. Quando não há risco de alta da inflação no futuro, o Copom sente-se à vontade para reduzir a taxa. Quando os juros provocam uma corrida ao crédito a ponto de por em risco a meta de inflação, o comitê amplia.

Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a meta oficial de inflação é de 4,5%, com uma margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo. Em 2006, os preços subiram 3,14%.

A próxima reunião está marcada para os dias 5 e 6 de junho. Na quinta-feira da próxima semana, o Copom divulga ata da reunião ocorrida nesta terça e quarta.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;