Internacional Titulo
Oposição toma sede do governo no Quirguistão
Por Da AFP
24/03/2005 | 11:17
Compartilhar notícia


A oposição do Quirguistão, que pede a renúncia do presidente Askar Akayev, tomou o controle nesta quinta-feira da sede do governo, na capital Bishnek. Momentos antes, o local foi invadido por centenas de manifestantes.

O principal líder da oposição, Kurmanbek Bakiev, fez uma entrada solene no edifício presidencial em meio a vivas da multidão, e foi seguido por outra figura importante da oposição, Roza Otunbaieva. "Controlamos a presidência", anunciou Bakiev.

Segundo uma fonte governamental, os ministros da Defesa e da Segurança estavam presos no interior do edifício. Centenas de manifestantes invadiram a sede do Executivo, minutos depois de um confronto com paus e pedras e de uma tentativa de dispersão por policiais a cavalo.

Os manifestantes, já dentro do prédio, estenderam nas janelas a bandeira nacional do Quirguistão e retiraram os retratos do presidente Akayev. Também jogaram pelas janelas cestas de comida, que foram distribuídas entre a multidão.

O enfrentamento entre policiais e manifestantes, que deixou pelo menos cinco uniformizados e dois civis feridos, terminou quando dezenas de policiais antidistúrbios abandonaram espontaneamente suas posições. Alguns se confraternizaram com os manifestantes, enquanto outros simplesmente foram embora. Dezenas policiais, no entanto, permaneceram posicionados junto ao palácio, sem interferir.

A TV estatal ignorou os acontecimentos, transmitindo apenas vídeos com canções e danças. Mais tarde, no entanto, um grupo de manifestantes também ocupou suas instalações e a emissora começou a informar sobre a ação dos opositores.

Até o momento, a capital do país havia estado à margem dos protestos iniciados depois do anúncio dos resultados das eleições legislativas de fevereiro e março, consideradas fraudulentas pelos adversários do poder. O protesto estava praticamente restrito ao sul do país.

Mas, nesta quinta-feira, comboios de ônibus com opositores deixaram o sul e o oeste com direção à capital. "Akayev vai ter que renunciar. Não tem mais negociação", declarou o opositor Diuchen Choponov, falando de Och, uma cidade do sul que passou para as mãos da oposição no início da semana.

O presidente do Quirguistão, Askar Akayev, partiu nesta quinta-feira com sua família em um helicóptero com direção à fronteira do Cazaquistão, anunciou a agência russa Interfax sem citar fontes.

A televisão estatal, por sua vez, mostrou imagens do ex-vice-presidente Felix Kulov, um dos líderes da oposição que estava preso e foi libertado pelos manifestantes que tomaram o controle do palácio de governo e da televisão estatal. Kulov, prisioneiro desde 2000, sempre alegou que seu confinamento tinha razões políticas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;