Setecidades Titulo UFABC
Alunos desocupam reitoria após pautas conquistadas

Um dos focos da ocupação era a luta contra o desmonte das políticas de assistência estudantil

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
17/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Estudantes do campus Santo André da UFABC (Universidade Federal do ABC), que ocupavam a reitoria desde 24 de novembro, com pauta de reivindicações, deixaram o local na tarde de ontem, após negociação. Cerca de 30 alunos estavam no espaço.

Entre os pedidos do grupo acordados com a instituição está o compromisso da UFABC de que nenhuma linha de assistência estudantil em vigência será interrompida e a garantia de pagamento das bolsas socioeconômicas vigentes até o início da vigência do próximo edital.

Outras reivindicações atendidas foram a paridade entre as categorias (estudantes, professores e técnicos administrativos) nas eleições para a reitoria e a manutenção do quantitativo mínimo de 195 bolsas de extensão.

No termo de acordo estão ainda a abertura de uma unidade da Escola Preparatória nas dependências da UFABC, em São Bernardo; a criação de um grupo de trabalho paritário para apresentar projeto de moradia estudantil e a elaboração de calendário de audiências públicas sobre assistência estudantil para debater o orçamento da UFABC.

“No contexto de profunda desmobilização dos movimentos sociais, ter ocupado a reitoria de universidade de grande relevância regional e com apenas dez anos de criação demonstra a necessidade de reconstruir as lutas sociais”, diz o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Junior Magalhães, 27 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;