Política Titulo Possível interrupção
Em Sto.André, contrato com a Odebrecht e do ônibus serão definidos hoje

Grana convoca entrevista ao lado de sucessor para anunciar medidas no fim da transição

Fábio Martins
Do Diário do Grande
16/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Em desfecho das reuniões entre as equipes de transição de governo em Santo André, firmadas pelos grupos do atual prefeito Carlos Grana (PT) e do chefe do Executivo eleito, Paulo Serra (PSDB), reiterou-se pedido para suspensão dos últimos passos do processo licitatório do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para contratação da Odebrecht Ambiental, por meio de PPP (Parceria Público-Privada), além da paralisação no andamento do certame das linhas de ônibus municipais que circulam na região da Vila Luzita.

A decisão sobre as solicitações do tucano será formalizada hoje em entrevista convocada pela comunicação de Grana. Esses dois impasses foram pontos de conflito entre as comissões durante a transmissão dos dados oficiais do Executivo, além da crise financeira dos cofres municipais. Por nota, a Prefeitura, e não o Semasa, adiantou que o tema do gerenciamento dos serviços de água e esgoto na cidade “está em discussão na comissão”, acrescentando que durante a entrevista com Grana e Paulo Serra, juntos, no Paço, esse “será um dos assuntos discutidos”.

O Semasa havia informado que confirmaria o objeto da licitação no dia 5, o que restaria apenas a homologação, o que concretizaria o processo, porém o superintendente da autarquia, Sebastião Ney Vaz Júnior (PT), recuou da deliberação e não publicou o ato, dando indícios de que o Paço pode acatar um dos pedidos do tucano. O envolvimento da empresa em esquema de corrupção na Petrobras, confirmado no âmbito da Operação Lava Jato, era incluído na Justiça. A Odebrecht tinha sido a única a apresentar interesse oficial na concessão administrativa, pelo período de 35 anos, ao valor de investimento privado, estimado em edital, de R$ 598,7 milhões.

O contrato emergencial com a Suzantur, assim como a tramitação do caso de privatização da rede de água, também provocou ações judiciais e administrativas, a exemplo de questionamento de itens no TCE (Tribunal de Contas do Estado). O Paço abriu a concorrência no setor, que tende a ser finalizada até abril de 2017. O processo, por meio da SATrans (empresa que gerencia o transporte municipal), fará a seleção de empresa que será responsável pela subconcessão das 15 linhas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;