Política Titulo Formação de governo
Auricchio anuncia quadros discretos

Com exceção de Vidoski em Esportes, prefeito eleito de S.Caetano formaliza mais três secretários distantes do protagonismo político de seu grupo

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
03/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O prefeito eleito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), oficializou ontem que o vice-prefeito eleito, vereador Beto Vidoski (PSDB), comandará a Secretaria de Esportes e Turismo em sua gestão. O nome do parlamentar é o único quadro político da lista de quatro secretários que o futuro chefe do Executivo anunciou ontem.

Para a Pasta de Obras e Habitação, Auricchio nomeará o arquiteto Enio Moro Júnior, que já atua no setor, como servidor de carreira, desde gestões passadas. A advogada Sílvia de Campos assumirá Planejamento e Gestão. Nos dois primeiros governos de Auricchio (2005-2008 e 2009-2012), Sílvia chefiou a divisão de licitações e contratos do Paço. Ela também possui atuação na área de concorrência pública, em Santo André – integrou a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) –, Diadema e São Bernardo.

Atual secretária de Saúde do governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), Erica Mateo Zygmunt, também advogada, será a futura titular de Assistência e Inclusão Social. Ela deve ficar até o fim deste mês na gestão do verde, quando encerra o primeiro mandato.

Erica trabalhou também no segundo governo de Auricchio e curiosamente, entre 2013 e 2014, foi secretária adjunta de Saúde de Rio Grande da Serra, durante a gestão de Regina Maura Zetone (PSDB), candidata escolhida por Auricchio para disputar sua sucessão, em 2012.

“Procuramos valorizar o currículo deles, que vão ocupar cargos. Respeitamos o critério técnico e a qualificação curricular. Não tenho dúvidas de que é secretariado de alto nível técnico capaz de fazer frente à caótica situação que vamos encontrar a administração”, frisou Auricchio, ao finalizar a apresentação dos nomes.

A lista mostrada ontem pelo tucano driblou todas as apostas feitas nos bastidores. Os primeiros quadros do futuro secretariado apresentados publicamente pelo prefeito eleito não possuem atuação política de destaque em seu grupo. Esperava-se internamente que Auricchio oficializasse nomes como o do ex-reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Silvio Minciotti (PSDB), que é cotado para comandar a Educação ou o Desenvolvimento Econômico.

O prefeito eleito também deixou de anunciar outros quadros sondados, como o ex-vice-prefeito Iliomar Darronqui (PSD) e o artista Erike Bussoni, possível indicado para a área de Cultura. Assessor de imprensa do prefeito eleito, Carlos Serrão é cotado para a Comunicação; Geová Maria Faria (PSB), para o DAE (Departamento de Água e Esgoto); Luiz Cicaroni, (PPS) na chefia de Gabinete; o advogado Filinto de Almeida Teixeira (PTB), em Assuntos Jurídicos ou Procuradoria-Geral do Município; e a médica Adriana Berringer Stephan, no comando da Saúde.

Auricchio estimou que deseja anunciar oficialmente todos os nomes até sábado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;