Automóveis Titulo
Novamente frente a frente
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
08/12/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


Essa é uma briga de ‘cachorros grandes'. Afinal, o líder de vendas, Volkswagen Gol, teve 263.974 unidades emplacadas de janeiro a novembro deste ano. Seu arquirrival, por sua vez, um pouco fora dos holofotes principalmente depois da chegada do novo Uno, teve consideráveis 126.213 emplacamentos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Colocamos no ‘ringue' os dois modelos equipados com câmbio manual e motor de 1,6 litro: o Palio na versão Essence, com preço a partir de R$ 36.860, e o Gol Power, por R$ 37.280.

O Palio, que recebeu recentemente o propulsor 1.6 16V E.torQ - entrega 117 cv a 5.500 rpm e torque de 16,8 mkgf a 4.500 giros com etanol -, deverá passar por reformulação geral no ano que vem. O Gol, com seu motor 1.6 8V - gera 104 cv a 5.250 giros e 15,6 mkgf a 2.500 rpm com o combustível vegetal -, há dois anos na quinta geração, está longe de ter mudanças visuais importantes.

O motor E.torQ fez bem ao Palio. Com torque bem distribuído, garante boas saídas e retomadas. A suspensão, no entanto, poderia ser mais firme: oferece conforto, mas é macia demais.

A ‘cereja do bolo' do Gol é o perfeito entrosamento entre câmbio e motor. O ótimo escalonamento de marchas e o menor peso - 71 quilos a menos - ajudam o modelo a ser bem ligeiro no trânsito urbano.

Outro ponto positivo do Volkswagen é a suspensão, que consegue harmonizar firmeza e conforto.

EQUIPAMENTOS - Com preço R$ 420 mais em conta que concorrente, o Palio sai de fábrica um pouco mais recheado que o Gol, com itens como computador de bordo, travas e vidros dianteiros elétricos. Esses itens, aliás, bem que poderiam ser de série no Gol - são opcionais e, juntos, encarecem o modelo em R$ 1.445.

Ambos contam com direção hidráulica, faróis de neblina e volante com regulagem - no caso do Gol, de altura e profundidade, no Palio é apenas de altura.

Os dois têm boa oferta de opcionais, entre os quais estão air bags, freios ABS, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, retrovisores elétricos e rodas de liga leve, além de CD player.

VEREDICTO - Embora seja pouco mais caro e venha menos equipado, o Gol é a melhor opção: oferece ótima maneabilidade, bom desempenho, ótimo conjunto motor-transmissão e suspensão muito bem ajustada. Internamente, suas peças plásticas são bem encaixadas, a visualização dos instrumentos é fácil e os ajustes de altura e profundidade do volante permitem que fiquem na medida para o motorista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;