Setecidades Titulo Desafio de Redação
Estudantes pregam amor à água em último dia de provas do concurso
Nelson Donato
especial para o Diário
01/09/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


A realização das provas da décima edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) chegou ao fim ontem. Alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos), das redes pública e privada da região dissertaram sobre o tema Água Não Nasce na Torneira e mostraram que, além do talento para escrever e da criatividade, estão atentos ao período de crise hídrica e às medidas que devem ser adotadas para solucionar o problema.

Ao longo do concurso foram elaborados textos dissertativos, poesias e narrativas que chamaram a atenção para a importância da economia e também para o desperdício praticado por parte da população. A oportunidade de expor suas ideias, assim como os prêmios que serão distribuídos aos vencedores no dia 28, motivaram os estudantes que participaram da ação.

Ontem, alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Eda Mantoanelli soltaram a imaginação. A estudante Giovanna Pezzaloto, 13 anos, se inspirou no amor pelo recurso natural para escrever um romance. “Contei a história de uma garota que se apaixonou pela água através dos olhos azuis do seu namorado. Tentei mostrar o quão importante é a economia para que o benefício não falte.”

Giovanna lamenta, entretanto, que muitas pessoas ainda não tenham se conscientizado. “Entendo que em alguns dias acabamos demorando um pouco mais no banho. Mas temos de ficar atentos para gastar o menos possível, pois essa crise pode piorar e cada um tem de fazer sua parte para que isso não aconteça.”

O aluno Leandro dos Santos Moreira, 15, optou por utilizar elementos cômicos em sua redação. “Quis falar do ciclo da água e do envolvimento do sol neste processo. Apesar das brincadeiras, acho que esse é um tema muito importante. Mesmo depois de tantas campanhas ainda vejo muitos lavando o carro com mangueira. Essas pessoas precisam de uma lição.”

O Desafio de Redação conta com o apoio da Ecovias, Shopping Golden Square e Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;