Nacional Titulo
Proteja-se contra as doenças respiratórias
Valéria Cabrera
Da Redaçao
18/04/1999 | 16:46
Compartilhar notícia


A chegada do Outono também significa o aumento das doenças respiratórias como a gripe e o resfriado. Os motivos sao as variaçoes bruscas de temperatura - de calor passa a frio - e da umidade relativa do ar, além da convivência em ambientes fechados, com pouca ou sem ventilaçao.

O médico pneumologista Adriano Guazelli, do Hospital Neomater, de Sao Bernardo, disse que a principal preocupaçao deve ser com as complicaçoes causadas por essas duas doenças.

Segundo ele, quando nao tratados adequadamente, o resfriado e a gripe podem se agravar e se transformar em pneumonia e em bronquite. "Sao doenças mais difíceis de serem tratadas e que requerem mais cuidados." As principais vítimas sao as crianças e os idosos.

As pessoas que têm bronquite crônica, rinite, sinusite e asma devem redobrar o cuidado com as gripes e resfriados, segundo Guazelli. "Elas podem ter o problema que até entao estava controlado desencadeado por causa de uma simples gripe", afirmou.

É recomendado que essas pessoas tenham acompanhamento médico contínuo. Também é preciso que elas adotem uma alimentaçao equilibrada, com muita frutas e verduras e menos alimentos gordurosos, além da prática de esportes, principalmente nataçao.

Medicaçao - A vacina contra a gripe é recomendada para as pessoas que têm doenças respiratórias crônicas, principalmente as crianças e os idosos.

O medicamento pode ser encontrada em clínicas particulares, ao preço que varia de R$ 30 a R$ 40.

As pessoas com mais de 65 anos podem ser vacinadas gratuitamente nas unidades de saúde dos municípios da regiao. As crianças somente devem receber a vacina contra a gripe com orientaçao médica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;