Esportes Titulo
Gêmeos dominam Interlagos na F-3000
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
31/03/2001 | 00:38
Compartilhar notícia


A família Sperafico vai sofrer em dobro durante as 35 voltas da primeira etapa do Campeonato Internacional de Fórmula 3000, que será disputada em Interlagos. Mas por outro lado, terá chances duplas de comemorar um pódio. Isso porque os gêmeos Ricardo e Rodrigo largam na segunda e terceira posições do grid, atrás apenas de Jaime Melo Júnior. Outro brasileiro, Antonio Pizzonia, foi o quarto colocado. A largada será às 15h e terá transmissão da TV Globo.

Ricardo, da Petrobrás Júnior, perdeu a posição na última volta do treino classificatório, quando foi superado por Melo Júnior em 32 milésimos de segundo (1min26s772 contra 1min26s804).

Mesmo tendo sido superado, Ricardo encontrou motivos para comemorar, pois acredita que não haverá jogo sujo na largada, uma vez que os quatro primeiros colocados são amigos. “Vamos lutar para garantir um grande resultado para a alegria dos torcedores que estiverem no autódromo. Depois, passaremos a torcer pelos brasileiros na Fórmula 1”, disse Ricardo.

Rodrigo, por sua vez, afirma que o terceiro lugar foi um ótimo resultado, pois não corria há 45 dias e que começou a fazer acertos no carro somente nos treinos em Interlagos. “Se tivéssemos treinado mais, poderíamos ter feito a pole”, disse o piloto, esbanjando confiança.

A briga por posições entre os três primeiros colocados será mais um capítulo de uma disputa que vem desde a infância. Ricardo, Rodrigo e Melo Júnior já protagonizaram pegas acirrados no Campeonato Paranaense de Kart, além de terem iniciado carreira no mesmo dia, numa corrida de rua, em 1989, na cidade de Toledo. Apesar da rivalidade, os três fazem questão de afirmar que são amigos.

O quinto piloto brasileiro na Fórmula 3000, Mário Haberfeld, da Super Nova, larga em nono, atrás apenas de seu companheiro de equipe, o austríaco Mark Webber.

Vestibular – Considerada a categoria de acesso à Fórmula 1, a Fórmula 3000 terá 13 equipes participando da temporada e 26 pilotos no grid de largada. Os carros são padronizados: todos correm com chassis Lola, pneus Avon e motores Zytech de oito cilindros em V. Derivados dos antigos Judd de Fórmula 1, os propulsores Zytech desenvolvem cerca de 450 cavalos (contra uma média de 800 cavalos dos motores de Fórmula 1) e, por regulamento, são limitados a 9 mil rotações por minuto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;