Economia Titulo
Copom reduz taxa de juros para 20% ao ano
Por Do Diário OnLine
17/09/2003 | 18:35
Compartilhar notícia


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 2 pontos percentuais, para 20% ao ano. O viés não foi adotado, ou seja, os juros não poderão ser alterados até a próxima reunião do grupo, marcada para os dias 21 e 22 de outubro.

Em breve comunicado, o Copom informa que a decisão foi tomada por unanimidade "dadas as perspectivas favoráveis para a trajetória futura da inflação". Esta é a quarta redução consecutiva da Selic. O primeiro corte do ano foi promovido em maio, quando a taxa estava em 26,5%.

A taxa Selic é o instrumento monetário utilizado pelo governo federal para conter a pressão inflacionária. Por meio da alta dos juros, é possível frear o consumo da população e, assim, reduzir o volume de dinheiro em circulação, inibindo a expansão dos preços. No caso contrário, quando os índices apontam deflação, o Banco Central encontra-se livre para adotar a redução dos juros, estimulando a economia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;