Internacional Titulo
Rumsfeld promete investigação sobre 'fogo amigo'
Das Agências
06/12/2001 | 01:07
Compartilhar notícia


Os militares americanos farão uma investigação exaustiva sobre o erro no bombardeio perto de Kandahar (Sul do Afeganistão), que causou a morte de três soldados americanos e cinco combatentes afegãos contrários ao Talibã, disse nesta quarta-feira o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld.

Em entrevista à CNN, Rumsfeld disse que as mortes causadas pelo erro no bombardeio não vão alterar a campanha de ataques aéreos no Afeganistão.

"Em todos os conflitos ocorrem fatos inesperados, mortes não intencionais. É uma vergonha, mas acontece", afirmou.

Além disso, 20 soldados americanos e 18 combatentes afegãos ficaram feridos quando um B-52 atirou uma bomba de 900 quilos perto de sua posição, confirmou o Comando Central.

Esse tipo de bomba, conhecido como Joint Direct Attack Munition, contém um sistema de posicionamento e guia via satélite para ajudar a localizar o alvo. Mas inúmeros fatores podem ter dado errado, disse Rumsfeld.

"As coordenadas podem ter sido mal informadas, ou podem ter sido transmitidas de forma incorreta. Podem ainda ter sido inseridas incorretamente no sistema de controle".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;